Casas novas melhoram a vida de famílias de Santa Tereza do Oeste

11/01/2021
Vinte famílias de Santa Tereza do Oeste, cidade vizinha à Cascavel, já receberam as chaves de casas novas na Vila Canário e no bairro Santa Fé, em um conjunto habitacional que tem dois endereços. Essa ideia foi viabilizada em uma parceria da prefeitura, do Governo do Estado e de Itaipu Binacional. O investimento da estatal de energia foi de um milhão e 300 mil reais. São 16 unidades com 32 metros quadrados e quatro com 49 metros quadrados, capazes de receber pessoas com deficiência ou idosos. Elas têm dois quartos, sala e cozinha, além de painéis solares integrados à rede de energia elétrica, de olho na sustentabilidade e na diminuição de custos diários com a conta de luz. As lajes são de concreto, facilitando a climatização em uma cidade com verões mais quentes, e as unidades têm calçadas e pias nas cozinhas, além de tanques do lado de fora. O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirma que habitação é um programa social prioritário do Estado.// SONORA RATINHO JUNIOR.// As casas em Santa Tereza do Oeste foram finalizadas no começo de dezembro e foram acompanhadas de outro edital, bancado pela prefeitura, que ajudou na instalação de calçamento e infraestrutura do entorno, como iluminação pública. Santa Tereza do Oeste tem um déficit habitacional estimado em 470 moradias populares. Jorge Lange, diretor-presidente da Cohapar, disse que esse é um investimento que ajuda a diminuir a necessidade habitacional do Estado e que dá dignidade para famílias que vivem em condições de vulnerabilidade.// SONORA JORGE LANGE.// A parceria entre Cohapar e Itaipu Binacional envolve 325 unidades populares em 16 municípios da região Oeste. Todos os conjuntos habitacionais têm 20 casas, menos Foz do Iguaçu, que tem cinco a mais. A estatal separou cerca de 21 milhões e 500 mil reais para esse investimento. De acordo com Jorge Guilherme Alves, gerente da Divisão de Infraestrutura e Manutenção da Itaipu Binacional, o projeto gera qualidade de vida e fomenta ainda mais o desenvolvimento na área de atuação.// SONORA JORGE GUILHERME ALVES.// O sorteio das casas aconteceu no dia 9 de dezembro e foi transmitido de maneira virtual, levando em consideração a pandemia do novo coronavírus. Segundo a prefeitura, a partir do ano que vem a ideia é começar um novo projeto com a Cohapar e o governo federal para construir condomínios verticais com 3 ou 4 pisos, alavancando não apenas famílias de baixíssima renda, mas pessoas que estão procurando o primeiro imóvel próprio.