Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu tem 80% das obras executadas

06/01/2021
O Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu, na região Oeste, alcançou 80% de execução em dezembro de 2020 e chegou na fase de acabamento e revisão final. São 40 casas exclusivas para moradores da terceira idade em formato de loteamento fechado e sob um programa de aluguel social. O investimento da Companhia de Habitação do Paraná, Cohapar, na segunda unidade do programa Viver Mais Paraná atingiu 4 milhões e 290 mil reais. O cronograma original previa entrega ainda no ano passado, mas ela foi remarcada para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a Cohapar prorrogou até o começo de fevereiro o prazo de inscrição. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, esse é um projeto inédito, inspirado em um conceito muito moderno, com a criação de espaços de moradia, de convívio, mas também de atendimento social para essa população.// SONORA RATINHO JUNIOR.// Os imóveis têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa, e foram projetados para abrigar um idoso ou um casal. Há nesse Condomínio do Idoso uma horta comunitária, academia a céu aberto, quiosque, bancos de repouso e um centro de convivência com biblioteca, cozinha com churrasqueira, dois banheiros, salão de jogos e espaço de atendimento médico. O complexo é fechado com muros e conta com portão e guarita. A administração será da prefeitura municipal. A iniciativa do Paraná é organizada a partir de um aluguel social de 15% do salário-mínimo, valor de 156 reais. O cadastro organizado pela Cohapar já tem 2373 inscritos e o processo de inscrição foi prorrogado até 07 de fevereiro. O cadastro é feito online através do link cohapar.pr.gov.br/cadastro. Já há uma unidade em funcionamento em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, a de Irati teve as obras iniciadas, e há outros 19 projetos mais adiantados. Pela programação da Cohapar, já foram contratadas as unidades de Prudentópolis, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, e estão prontas para licitação os condomínios de Cascavel, Guarapuava e Maringá. Os projetos ainda estão em elaboração em outros dez municípios. Jorge Lange, diretor-presidente da Cohapar, explica que o projeto Viver Mais Paraná tem compromisso com a geração de qualidade de vida.// SONORA JORGE LANGE.// O Viver Mais é uma modalidade do programa Casa Fácil Paraná voltada especificamente para a terceira idade. Neste modelo, os imóveis são cedidos por tempo indeterminado para que, após a desocupação, eles sejam novamente direcionados para o atendimento ao público-alvo. Os convênios firmados com os municípios preveem contrapartidas das prefeituras que incluem a doação das áreas para a construção dos conjuntos, obras de infraestrutura no entorno e trabalhos de acompanhamento médico e social periódicos no local para os moradores.