Em Campo Largo, 416 famílias receberão as chaves da casa própria

11/08/2020
Em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, 416 famílias vão receber as chaves da casa própria. Nesta terça-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no município para conferir os conjuntos de apartamentos Campo Largo I e II, que serão entregues às famílias na próxima semana. Acompanhado do presidente da Cohapar, Jorge Lange, e do prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, o governador conheceu de perto a obra, que recebeu mais 34 milhões de reais em investimentos do poder público, com a participação dos três níveis do executivo. O Governo do Estado deu assessoramento técnico da Cohapar, com participação ativa na viabilização da documentação necessária para contratação do empreendimento junto ao Governo Federal, conforme explicou Ratinho Junior.// SONORA RATINHO JUNIOR.// A expectativa é de que a entrega técnica seja realizada na próxima semana, após aprovação da Caixa Econômica Federal, agente financeiro do empreendimento. O prefeito Marcelo Puppi reforçou que os apartamentos serão o novo lar de pessoas com renda familiar mensal de até mil e 800 reais, que pagavam aluguel ou viviam em condição irregular na cidade.// SONORA MARCELO PUPPI.// Com os subsídios do poder público, os beneficiários pagarão prestações que vão de 80 a no máximo 270 reais ao mês por 10 anos de financiamento. Os valores pagos pelos proprietários representam apenas 10% do custo do imóvel. Cada apartamento tem 43 metros quadrados, com dois quartos, banheiro, sala, cozinha e lavanderia. As unidades térreas de cada bloco serão destinadas a pessoas com dificuldades de locomoção, idosos ou deficientes. É o caso da família da dona de casa Luciana Cristina Marinke, que vai viver no local com o marido e três filhos, o mais velho cadeirante. Ela destacou que a família vive basicamente com o benefício que o filho recebe, e quase todo o dinheiro é gasto com as contas da casa atual.// SONORA CRISTINA MARINKE.// A auxiliar de serviços gerais Marie Philomene Louicar se emocionou ao imaginar o futuro no apartamento próprio. Nascida no Haiti, Marie migrou para Campo Largo há cinco anos, e disse que o valor economizado no aluguel vai ajudar a trazer o filho mais velho, que ficou no País, para morar com ela e os dois mais novos.// SONORA MARIE PHILOMENE.// O presidente da Cohapar, Jorge Lange, ressaltou que a política de fortalecimento das parcerias com a União, prefeituras e a iniciativa privada faz parte da estratégia adotada pelo Estado para ampliar investimentos em habitação de interesse social, mesmo em um cenário econômico desafiador.// SONORA JORGE LANGE.// Ainda nesta terça-feira, o governador Ratinho Junior autorizou obras de pavimentação em vias de Campo Largo. O investimento é de dois milhões e 900 mil reais, financiado pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, em parceria com a Fomento Paraná e o Parancidade. O secretário João Carlos Ortega ressaltou que são duas obras estruturantes para o município.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA.// Uma das ruas que será revitalizada, a Avenida Campo Largo faz a ligação do loteamento São Gerônimo, onde está localizado o conjunto habitacional, até o Hospital do Rocio. No Loteamento Helvídea, que também fica nas proximidades, a obra é na Marginal Esquerda, entre a Avenida Ademar de Barros e a BR-277, facilitando o acesso à rodovia e a importantes indústrias da cidade. A previsão é que as obras sejam entregues em seis meses. (Repórter: Wyllian Soppa)