Famílias de Itapejara D’Oeste, no oeste do estado, recebem casas de graça do Estado

02/10/2020
Quinze famílias carentes de Itapejara D’Oeste, na região Oeste do Paraná, realizaram nesta quinta-feira o sonho de ter uma casa própria. As novas moradias foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Cohapar e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e a prefeitura, parceiros em um projeto viabilizado pelo programa Nossa Gente Paraná. Tânia Bernardon, chefe do escritório regional da Cohapar, explica que os contemplados foram escolhidos dentro do grupo previamente cadastrado e beneficiado por ações de assistência social do Nossa Gente Paraná no município. //SONORA TÂNIA BERNARDON// Chamado de Loteamento Fênix II, o empreendimento foi desenvolvido pela Cohapar e executado pela construtora Empremac, contratada via licitação pela companhia pelo critério de menor preço. As casas possuem modelos de 32 e 49 metros quadrados, sendo a maior adaptado para pessoas com deficiência. Todas as unidades contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. Tânia Bernardon afirma que o programa é, para a parcela da população que se enquadra nos critérios, a única forma de obtenção de uma casa própria. A auxiliar de higienização Marilene Medeiros, de 27 anos, que há muito tempo sonhava em se livrar do aluguel, disse que com o dinheiro que pagava em aluguel, poderá construir mais um quarto. //SONORA MARILENE MEDEIROS// As famílias recebem em suas novas casas instalações gratuitas da rede de energia elétrica, pela Copel, e da rede de água e esgoto, via Sanepar. Por parte do município, o empreendimento recebeu iluminação pública, pavimentação da rua, demarcação dos lotes, limpeza e muros de contenção, além da doação da área onde o conjunto foi instalado. Ao todo, já são 1.454 unidades habitacionais entregues ou em construção pelo programa no Estado, em um investimento que supera 104 milhões de reais. Os recursos são de financiamento obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. (Repórter: Flávio Rehme)