Foz do Iguaçu terá o segundo Condomínio do Idoso do Estado

02/10/2020
O primeiro Condomínio do Idoso do Paraná foi inaugurado em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e o segundo, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, já atingiu 70% de execução. As 40 casas exclusivas para a melhor idade vão dar nova cara a uma região onde antes havia apenas mata fechada, no bairro Três Lagoas, a poucos quilômetros da famosa prainha do município. O investimento da Companhia de Habitação do Paraná, Cohapar, é de cerca de 4 milhões e 300 mil reais. As casas têm 42 metros quadrados e foram construídas em duplas, conjugadas. Elas foram erguidas em alvenaria, inclusive a laje, levando em consideração as necessidades climáticas e de durabilidade. Os imóveis têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa, e foram projetados para abrigar um idoso ou um casal. O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou que este é um projeto inédito no país. Jorge Lange, diretor-presidente da Cohapar, explica que o projeto Viver Mais Paraná tem compromisso com a redução do deficit habitacional e geração de qualidade de vida. // SONORA JORGE LANGE // LANGE 01 As casas de Foz do Iguaçu serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso iniciar a mudança de imediato. Há três grandes particularidades para atender o perfil: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos foram construídos com rampas, inclusive pensando em uma rotina de cadeira de rodas. O cadastro dos moradores será feito pela Cohapar, é online e já tem quase mil inscritos. A chefe do escritório regional da Cohapar, Lucilei Marchiori destacou que ainda está em andamento a fase dos cadastros, que são feitos pela internet, na página cohapar.pr.gov.br. Porém, quando a obra estiver perto da conclusão, serão feitas as análises de perfis. // SONORA LUCILEI MARCHIORI // LUCILEI 01 Aqueles que não forem atendidos logo na primeira fase continuarão na lista ou serão contemplados dentro dos outros programas da Cohapar. O deficit habitacional do município beira três mil pessoas. Moradora da frente do condomínio, Maria Salete Flores Lopes é uma das mais empolgadas, tanto que está se preparando para abrir uma pequena mercearia para atender os novos moradores. Ela diz que o ânimo está grande na região. // SONORA MARIA SALETE LOPES // SALETE 01 Esse é um projeto que se soma a outros investimentos em habitação em Foz do Iguaçu. A Cohapar tem uma parceria com a Itaipu Binacional para água e luz na Vila A, uma licitação em andamento na Lagoa Dourada e entregas já realizadas neste ano no Residencial Angatuba, num projeto integrado entre Governo do Estado, governo federal e prefeitura. A Cohapar construiu 2.496 casas nos últimos 40 anos em Foz do Iguaçu. (Repórter: Flávio Rehme)