Governador Ratinho Junior libera subsídio para custeio de entrada da casa própria a 2.371 famílias

23/08/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira a homologação dos primeiros projetos da nova modalidade do Casa Fácil Paraná, programa que concede subsídios a famílias que adquirirem imóveis financiados pelo Governo Federal. Nesta primeira etapa, 2.371 famílias já vão poder solicitar os recursos, de 15 mil reais por imóvel, para custeio do valor de entrada da casa própria. Os 24 projetos aprovados até o momento foram elaborados por construtoras no âmbito do programa Casa Verde e Amarela, com financiamento da Caixa Econômica. Ao todo, são 4.245 imóveis, totalizando 614 milhões de reais em investimentos pelas construtoras. A contrapartida do Governo, com recursos do tesouro estadual, é de 35 milhões e 600 mil reais para o valor de entrada. O governador afirmou que são casas construídas e repassadas para a população que mais precisa, além disso, o programa ajuda na geração de empregos diretos e indiretos. //SONORA RATINHO JUNIOR// Jorge Lange, presidente da Cohapar, destacou que somado a outros programas habitacionais, como o Condomínio do Idoso e o Nossa Gente, vai ser um avanço no setor de habitação que vai melhorar a vida de muitas pessoas. //SONORA JORGE LANGE// Doze cidades como Apucarana, Cascavel, Ibiporã, Jaguariaíva, Leópolis, Loanda, Londrina, Maringá, Mauá da Serra, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama, já foram contempladas com empreendimentos homologados. Segundo o prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff, com esse investimento da Cohapar, muitas famílias do município vão ser beneficiadas. //SONORA HERMES WICTHOFF// O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, reforçou que é um incentivo que vai beneficiar milhares de paranaenses. //SONORA MARCELO BELINATI// Construtoras com projetos habitacionais vinculados ao programa Casa Verde e Amarela podem se habilitar em um Chamamento Público da Cohapar para oferecer os benefícios do Governo do Estado nos empreendimentos a serem construídos. Podem solicitar o desconto de 15 mil reais famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que não possuam casa própria e não tenham sido beneficiadas por outros projetos habitacionais do Governo do Estado ou da União. As inscrições devem ser feitas no site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro . A aprovação do subsídio vai depender de uma análise preliminar da Cohapar acerca do enquadramento dos candidatos. Também vão ser necessárias a aprovação de crédito do financiamento junto à Caixa Econômica e a negociação das condições de compra com a construtora responsável, conforme já acontece nos processos normais de aquisição de moradias do Casa Verde e Amarela. Com orçamento total de 450 milhões de reais, a meta do Casa Fácil Paraná é facilitar a aquisição da casa própria a cerca de 30 mil famílias, em parceria com o Governo Federal e a iniciativa privada. O programa foi idealizado para atender pessoas que compõe a maior parcela da população sem moradia, e cuja dificuldade financeira para pagamento da entrada constitui o maior obstáculo para a conquista da casa própria. Além do impacto social positivo às famílias diretamente atendidas, a modalidade deve atrair cerca de 3 bilhões e 500 milhões de reais em recursos do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para as obras, com expectativa de geração de aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos na indústria da construção civil. (Repórter: Flávio Rehme)