Governador entrega títulos de propriedade e anuncia R$ 17,6 milhões em obras para Mandirituba

23/09/2021
A auxiliar Áurea Aparecida de Moraes, de 39 anos, não conteve a alegria. Após oito anos, ela conseguiu regularizar o pequeno lote na Vila São João, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Conquista que ganhou ainda mais simbolismo por ter recebido o documento das mãos do governador Carlos Massa Ratinho Junior, em cerimônia no salão paroquial da Igreja Matriz da cidade, na Praça Senhor Bom Jesus, nesta quinta-feira. // SONORA ÁUREA APARECIDA DE MORAES // A família de Áurea é uma das 82 de Mandirituba beneficiadas com a entrega, pelo Governo do Estado, dos títulos de propriedade. O repasse foi de 540 reais por unidade. O pacote de ações confirmado pelo governador incluiu, também, a liberação de 16 milhões e 270 mil reais para a pavimentação de 64 vias urbanas e a aquisição de máquinas e a autorização de licitação para pavimentação das ruas Geraldo Claudino e Wilson Selusniak, no valor de um milhão e 350 mil. Ratinho Junior contou que famílias que estavam há 30 anos num imóvel tiveram a situação regularizada. // SONORA RATINHO JUNIOR // As famílias beneficiadas nesta etapa, a primeira do projeto de regularização fundiária, residiam em casas sem registro, nos bairros São João e Vila Queimados. O contrato firmado entre a Cohapar, a Companhia de Habitação do Paraná, prevê a regularização de até 879 moradias em situação irregular só em Mandirituba. Os aportes estaduais permitem que as famílias atendidas, em maioria de pessoas de baixa renda, recebam os documentos gratuitamente. A ação é custeada pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza, sob gestão da Cohapar. Nas próximas fases do projeto, moradores dos bairros Areia Branca dos Assis, Quatro Pinheiros, Lagoinha e Jardim Planalto-Vila Brasília devem ser beneficiados. O prefeito de Mandirituba, Luís Antonio Biscaia, comentou que essas ações geram confiança da população no poder público. // SONORA LUÍS ANTONIO BISCAIA // O presidente da Cohapar, Jorge Lange, afirmou que a cidadania é um dos principais benefícios desse tipo de iniciativa. // SONORA JORGE LANGE // A partir da regularização, as famílias podem usar os títulos para registrar a propriedade dos imóveis em cartório. Com o direito adquirido, elas têm segurança jurídica para fazer melhorias e ampliações das moradias sem risco de perda do imóvel, além de poderem contrair financiamentos e terem um expressivo aumento no valor do patrimônio. A regularização fundiária também permite à prefeitura aumentar a arrecadação municipal com a cobrança de IPTU. Os recursos podem ser revertidos em melhorias de infraestrutura e de oferta de serviços públicos às próprias regiões regularizadas. (Repórter: Gustavo Vaz)