Governo do Estado garante subsídios para facilitar a compra da casa própria a 198 famílias de Maringá

22/10/2021
Famílias que estão em busca de uma casa própria em Maringá passaram a contar com um importante incentivo para concretizarem o sonho. O governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou nesta quinta-feira, um investimento de aproximadamente 3 milhões de reais para custear parte do financiamento de 198 novos imóveis que vão ser construídos em dois empreendimentos na cidade, na região Noroeste do Paraná.
O evento, que contou ainda com a entrega pelo Estado de 83 veículos para a 15ª Regional da Saúde, ocorreu em frente à Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, ponto turístico de Maringá.
Ratinho Junior afirmou que o Estado está construindo 30 mil moradias dentro do programa Casa Fácil, com o diferencial do Governo do Paraná pagar a entrada para quem ganha até três salários mínimos por mês. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O governador acrescentou ainda que o projeto faz com que as pessoas de menor poder aquisitivo possam comprar uma moradia digna e também ajuda a fomentar a economia com a geração de empregos. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Para solicitar o recebimento do benefício, os interessados devem se inscrever no site da Cohapar, www.cohapar.pr.gov.br/cadastro e manifestar interesse em adquirir uma unidade habitacional em um dos empreendimentos disponíveis no município de Maringá. O repasse do valor da entrada, porém, só é liberado se os pretendentes não possuírem casa própria, além da necessidade de análise de crédito por parte da Caixa após negociação das condições de compra com a construtora.

Os novos projetos liberados nesta etapa são o Solar das Laranjeiras, da construtora Yticon, com 320 apartamentos, e o Residencial Moline, da construtora MRV, que possui 128 unidades. Os 198 imóveis que recebem subsídios para a entrada fazem parte do total de 448 unidades dos dois residenciais.
Os empreendimentos se juntam aos Residenciais Manacá I e II, da construtora Prestes, que também têm parte das unidades comercializadas com o desconto do governo estadual. Os detalhes e imagens de cada empreendimento podem ser consultados no endereço www.cohapar.pr.gov.br/maringa.
Além do subsídio estadual, os projetos contam com outras vantagens, como descontos variáveis do programa Casa Verde e Amarela, possibilidade de uso do saldo do FGTS para abatimento das prestações e financiamento em até 360 meses.
O prefeito da cidade, Ulisses Maia, disse que o programa Casa Fácil, vem fechar de maneira perfeita o programa de habitação de Maringá. Com esse apoio estadual, vão ser viabilizados milhares de apartamentos para a população que mais precisa. //SONORA ULISSES MAIA//
Com um orçamento de 450 milhões de reais, a meta do Governo do Estado é conceder subsídios a 30 mil famílias paranaenses para a compra da casa própria e, com isso, reduzir em cerca de 10% o déficit habitacional do Paraná.
Para o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o Paraná tem o maior programa de habitação do País, atuando em diferentes frentes. Seja subsidiando a entrada dos imóveis ou mesmo doando as casas para aquela camada com menor renda da população. //SONORA JORGE LANGE//
Além do benefício direto às famílias que vão poder comprar uma nova moradia, a expectativa é de que a iniciativa gere cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos na indústria da construção civil, em consonância com o plano de retomada econômica estadual. (Repórter: Flávio Rehme)