Governo libera mais R$ 26,8 milhões em subsídios para famílias financiarem moradia

20/09/2021
O Governo do Estado vai subsidiar parte do financiamento da casa própria para mais 1.784 famílias paranaenses. Os investimentos, de aproximadamente 26 milhões e 800 mil reais, foram anunciados nesta segunda-feira pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A iniciativa é uma parceria com o Governo Federal, municípios e iniciativa privada pelo programa Casa Fácil Paraná. Este é o terceiro lote de empreendimentos habilitados do programa, chegando a 4.844 o número de famílias beneficiadas pela iniciativa. A meta é atingir 30 mil beneficiários com a concessão de um subsídio de 15 mil reais por imóvel, para custeio do valor de entrada de financiamentos da Caixa Econômica Federal no Paraná. De acordo com o governador, Ratinho Junior, o diferencial do programa é o auxílio na entrada dos imóveis.// SONORA RATINHO JUNIOR.// Os conjuntos habitacionais anunciados nesta etapa vão ser construídos em 11 cidades São elas: Araucária, Cambé, Guairaçá, Guarapuava, Irati, Londrina, Marialva, Ponta Grossa, Reserva, Santa Cruz de Monte Castelo e Telêmaco Borba. Além das unidades que vão ser subsidiadas, os empreendimentos contam também com imóveis disponíveis ao público em geral, totalizando 3.620 moradias e investimento de mais de 584 milhões de reais. Segundo o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange, já foram habilitadas a construção de 8.895 unidades habitacionais no Estado, que representam investimentos de 1 bilhão e 300 milhões de reais. Deste total, 4.844 imóveis contam com subsídio para o valor de entrada, quase 76 milhões diretamente do Tesouro Estadual. O objetivo é disponibilizar 450 milhões de reais em subsídios. Jorge Lange destacou que além das moradias, o programa também auxilia na geração de empregos.// SONORA JORGE LANGE.// O maior volume de investimentos será para Ponta Grossa. A cidade dos Campos Gerais vai receber 12 milhões e 6 mil reais do Governo do Estado nesta etapa, recursos que vão facilitar a compra da casa própria de 839 famílias. Quatro empreendimentos serão construídos no município, que totalizam 1.646 imóveis. Para a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, os investimentos são um presente para a cidade e para as famílias.// SONORA ELIZABETH SCHMIDT.// Para Irati, no Centro-Sul do Estado, o Governo vai destinar mais de 2 milhões para subsidiar a construção de 139 moradias. O condomínio, que vai começar a ser construído no final de outubro, no bairro Engenheiro Gutierrez, contará com 174 unidades e terá investimento total de 24 milhões e mil reais. A construção de novas moradias é uma demanda antiga da cidade, lembra o prefeito Jorge Derbli.// SONORA JORGE DERBLI.// Esta é a segunda semana consecutiva que o município de Santa Cruz de Monte Castelo, na região Noroeste, confirma a construção de empreendimentos imobiliários com apoio do Governo do Estado. Na semana passada, foi assinada a ordem de serviço para dar início às obras de 34 residências, através do programa Casa Fácil – Financiamento, que usa recurso da carteira própria da Cohapar. Nesta etapa, serão mais 40 imóveis, todos eles recebendo o subsídio para entrada, no valor que chega a 600 mil, ressalta o prefeito Fran Boni.// SONORA FRAN BONI.// Podem buscar o desconto famílias com renda mensal de até três salários mínimos que não possuam casa própria e não tenham sido beneficiadas por outros projetos habitacionais do Governo do Estado ou da União. Para os interessados em receber o benefício, as inscrições devem ser feitas no site da Cohapar, por meio do preenchimento de uma ficha com dados pessoais, financeiros e de composição familiar, além da escolha do município de interesse. A concessão do subsídio depende de análise da Cohapar. Também é necessária a aprovação de crédito do financiamento junto à Caixa Econômica e a negociação das condições de compra com a construtora responsável, conforme já acontece nos processos normais de aquisição de moradias do Casa Verde e Amarela. O objetivo do programa é reduzir o déficit habitacional do Estado, que é de 322 mil casas, de acordo com o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social. A lista completa com as cidades que vão receber os subsídios pelo Casa Fácil nesta etapa pode ser consultada no endereço cohapar.pr.gov.br/empreendimentos. (Repórter: Felippe Salles)