Imbituva, nos Campos Gerais, vai ganhar 177 casas novas em programa de requalificação urbana

05/11/2020
A Vila Zezo, em Imbituva, nos Campos Gerais, é um canteiro de obras de casas novas. As construções no pequeno bairro afastado da Rodovia dos Imigrantes, estrada para Teixeira Soares, acontecem em apenas seis quadras. As famílias aguardam ansiosas a transformação das antigas estruturas de madeira ou de materiais improvisados em imóveis de alvenaria. A requalificação urbana envolve um espaço em formato de U nos limites do terreno do vilarejo, que faz divisa com plantações de eucalipto de uma indústria de compensados. A prefeitura comprou essa área há mais de vinte anos e a Cohapar executou um projeto de moradia popular nessas quadras no começo dos anos 1990, mas desde então as beiradas começaram a ser ocupadas de qualquer jeito. Essas laterais são os alvos do projeto. As obras envolvem 177 casas, divididas em 157 construções novas e 20 reformas completas. O investimento do Governo do Estado é de 16 milhões e 300 mil reais, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e engloba, além das unidades habitacionais, a terraplanagem para um campo de futebol, que será implementado pela prefeitura de Imbituva, e pavimentação com drenagem nas ruas de acesso, além de calçamento e meio-fio. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a obra envolve requalificação completa, levando mais qualidade de vida para as famílias.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR.// A expectativa de entrega definitiva do empreendimento em Imbituva é em agosto de 2021. As obras já atingiram 25%, o que significa que algumas casas já estão totalmente construídas, com paredes, reboco e telhado. As obras fazem parte do Nossa Gente, programa desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e pela Cohapar. Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, essa é uma estratégia que não envolve ônus financeiro e que serve para garantir segurança e conforto para as famílias mais vulneráveis economicamente.// SONORA JORGE LANGE.// O projeto de Imbituva é um dos mais emblemáticos da requalificação urbana do Estado nesta década e o maior empreendimento do programa em quantidade de imóveis em andamento. A Cohapar e a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho têm 41 empreendimentos do programa Nossa Gente em 37 municípios de diferentes regiões do Estado. No total, o investimento é de 104 milhões de reais. São 1.454 unidades habitacionais, sendo 945 em construção e 509 já concluídas. De acordo com os critérios do programa, os moradores cadastrados deverão permanecer por, pelo menos, dez anos nesses imóveis. Nesse período o município vai fazer o acompanhamento social das famílias, inclusive em relação ao acesso das crianças ao ensino regular. Apenas depois desse tempo elas receberão as escrituras definitivas e poderão vender ou alugar o imóvel. Nesse modelo, os moradores deixam as antigas casas, recebem ajuda de custo para aluguel na vida temporária, e retornam para um novo conjunto, inclusive com a casa no mesmo terreno. O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, disse que é compromisso do Estado ajudar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.// SONORA NEY LEPREVOST.// Para integrar projetos da Cohapar como o Nossa Gente é necessário fazer um cadastro no site da companhia. As inscrições são familiares e devem ser preenchidas pelo endereço eletrônico cohapar.pr.gov.br/cadastro. Elas valem dois anos e o cadastro deve estar sempre atualizado. (Repórter: Amanda Laynes)