Novas moradias darão mais conforto e dignidade a famílias de Guaraniaçu

16/12/2020
As 20 casas populares do conjunto habitacional erguido no bairro Jardim Planalto em Guaraniaçu, na região Oeste do Estado, serão entregues no começo de 2021. O empreendimento é uma parceria do Governo do Paraná, da Itaipu Binacional e da prefeitura do município e recebeu investimento de um milhão de reais. Ele se soma a projetos similares que estão em andamento em outros 15 municípios. O terreno do novo loteamento tem 708 metros quadrados. As casas estão divididas em dois espaços separados por um pequeno morro. São 16 unidades com 32 metros quadrados e quatro com 49 metros quadrados, capazes de receber pessoas com deficiência e idosos. As unidades têm dois quartos, sala e cozinha, além de painéis solares integrados à rede de energia elétrica. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, um dos maiores programas sociais em andamento no Estado é a construção de casas populares, e essa iniciativa conta com apoio da Itaipu Binacional.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR.// O Governo do Estado entrou no empreendimento com o projeto, a assessoria técnica e o apoio de Copel e Sanepar para as ligações essenciais de luz e água. A Itaipu executou a parte financeira e a prefeitura arcou com a doação do terreno, a gestão ambiental e as obras de infraestrutura complementar de pavimentação poliédrica. Jorge Lange, diretor-presidente da Cohapar, ressalta que o Estado trabalha com parceiros e em diversas frentes para atender cada vez mais pessoas com a moradia própria.// SONORA JORGE LANGE.// As casas em Guaraniaçu já estão praticamente prontas, restando apenas as conexões de esgoto, e vão atender famílias que vivem atualmente em áreas de risco. A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2021. O prefeito Osmário Portela destaca a importância da parceria para Guaraniaçu, que tem uma carência de habitação.// SONORA OSMÁRIO PORTELA.// A parceria entre Cohapar e Itaipu Binacional envolve 325 unidades populares em 16 municípios da região Oeste. Todos os conjuntos habitacionais têm 20 casas, menos Foz do Iguaçu, que tem cinco a mais. A estatal separou cerca de 21 milhões e 500 mil reais para esse investimento. Segundo Jorge Guilherme Alves, gerente da Divisão de Infraestrutura e Manutenção da Itaipu Binacional, a parceria gera qualidade de vida e fomenta ainda mais o desenvolvimento da região.// SONORA JORGE GUILHERME ALVES.// Os critérios de seleção do programa são famílias residentes em área de risco, de preservação ambiental ou desabrigadas; famílias com renda per capita familiar até 1/4 salário-mínimo; famílias que contam com pessoas com deficiência ou idosos; e famílias que têm apenas uma pessoa responsável pela criação dos filhos. (Repórter: Amanda Laynes)