Parceria com governo federal pode expandir condomínios para idosos no Paraná

06/11/2020
O Viver Mais, projeto habitacional dos condomínios dos idosos do Paraná, pode ser exportado para outros estados nos próximos anos. O primeiro passo vai ser a instalação de duas novas unidades, com 40 casas cada, em cidades paranaenses já no ano que vem, como piloto dessa parceria entre a Cohapar, a Companhia de Habitação do Paraná e a SNH, a Secretaria Nacional de Habitação, sendo 50% do investimento custeado pelo governo estadual e 50% pela União. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange, ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e ao secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, em Brasília. A ideia é trazer a SNH para conhecer melhor o projeto, o andamento das obras e o cadastro das famílias, e logo em seguida auxiliar o governo federal a levar o Viver Mais para outros entes da federação. O Paraná conta atualmente com um condomínio do idoso inaugurado em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, um com obras em andamento em Foz do Iguaçu e outros 19 em fases iniciais ou finais de projeto em diversas regiões do Estado. O governador destacou que é um projeto pioneiro porque envolve uma parceria muito grande com os municípios, atendimentos em todas as áreas, e um sistema muito justo de aluguel social. É um olhar diferente sobre a terceira idade, disse Ratinho Junior. //SONORA RATINHO JUNIOR// Segundo o diretor-presidente da Cohapar, além do Viver Mais, a parceria pode envolver o Vida Nova, programa de desfavelamento que está sendo desenvolvido em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. Jorge Lange afirma que se estabele uma parceria muito boa com o Ministério de Desenvolvimento Regional. Ele afirma que o governo federal tem acompanhado os programas habitacionais personalizados do Estado. Jorge Lange destacou que os condomínios para idosos é um projeto que traz mais dignidade e qualidade de vida às pessoas da terceira idade. //SONORA JORGE LANGE// Como parte dessa nova parceria, o governador e o ministro acordaram uma visita ao Paraná no começo de dezembro para definir mais detalhes dos investimentos. O secretário nacional de Habitação também participará da comitiva. O Viver Mais Paraná beneficia pessoas acima de 60 anos que não têm casa própria, com a cessão do imóvel feita por meio de aluguel social de 15% do salário-mínimo. São 40 moradias adaptadas por condomínio, construídas em estruturas horizontais fechadas, com espaços para saúde, assistência social e lazer. Os projetos arquitetônicos de Jaguariaíva e Foz do Iguaçu contam com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária e salão de festas. Os próximos incluirão, ainda, piscina para hidroginástica. O piloto está sendo implantado para 75 famílias em Jandaia do Sul. Mais que moradias populares, engloba ações multidisciplinares que envolvem 16 órgãos estaduais e um objetivo comum: fazer a inclusão social das famílias, dando acesso completo e integral às políticas públicas do Estado. Ainda neste mês vai ocorrer a licitação para a execução das obras. (Repórter: Flávio Rehme)