240 famílias de Campo Largo realizam o sonho da casa própria

O diretor de programas e projetos, Luis Antonio Werlang, e o superintendente de projetos, Kerwin Kuhlemann, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em conjunto com a construtora Engerama, inauguraram neste sábado (15) o Condomínio Vale Verde, que conta com 240 apartamentos. O empreendimento recebeu um aporte de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado para subsidiar parte dos custos para as 153 famílias que irão residir no local.

A Cohapar está comprometida em proporcionar a realização do sonho da casa própria de forma acessível e com qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Os recursos estaduais foram utilizados para abater o valor de entrada de pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos, com subsídios de R$ 15 mil por imóvel. A iniciativa faz parte do programa Casa Fácil Paraná, que visa facilitar o acesso de famílias com menor renda a uma moradia própria. Além do critério financeiro, os pretendentes não podem possuir casa própria nem ter participado de outros programas habitacionais do poder público anteriormente. A aprovação do benefício está sujeita à negociação das condições de compra com a construtora responsável pela obra e à aprovação de crédito da Caixa Econômica.

O Condomínio Vale Verde é composto por 240 apartamentos divididos em 10 torres de três pavimentos. As unidades habitacionais possuem um modelo arquitetônico padrão de 49 metros quadrados, com dois quartos, sala, banheiro e cozinha e área de serviço integradas. O empreendimento conta com espaços de uso comum, playground, quadra esportiva e salão de festas com churrasqueira.

Para o administrador Alexandre Miguel de Borba Bandeira, de 38 anos, que até então morava com a mãe, a ajuda do programa estadual tornou possível a realização de seu sonho de ter sua própria casa. "Saber que estou pagando algo que é meu não tem preço, e no meu caso que precisei de adaptações por ser cadeirante fez toda a diferença, pois realizaram as alterações necessárias", contou.

Outra beneficiada foi Miriam Souza da Silva, operadora de caixa, de 53 anos. "Por ter uma quantia guardada, mais a ajuda do governo, consegui dar uma uma boa entrada". A questão da entrada ajudou bastante porque sem isso infelizmente eu não tinha como comprar. Vai ser uma vida nova a partir da agora”, contou.

GALERIA DE IMAGENS