Cohapar conclui treinamento sobre Plano Estadual de Habitação com 100% de adesão de prefeituras na região Norte
Técnicos da Cohapar concluíram nesta semana mais dois ciclos de treinamento com funcionários de 68 prefeituras paranaenses para atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (PEHIS-PR). Os municípios representam 100% daqueles pertencentes à área de abrangência dos escritórios regionais da companhia em Apucarana e Cornélio Procópio, cidades que sediaram as capacitações.
As prefeituras foram representadas por funcionários de carreira, que a partir de agora serão responsáveis pelo preenchimento de dados sobre as demandas específicas de habitação de seus municípios em um sistema criado pela Cohapar. O objetivo é que os dados dos 399 municípios paranaenses sejam compilados para estabelecer um diagnóstico completo do estado e, assim, estabelecer prioridades de investimentos para o setor nos próximos anos.
Segundo a coordenadora do PEHIS-PR na Cohapar, Bernadeth Dickow, que ministrou os cursos, a atualização da ferramenta faz parte da proposta de modernização da gestão habitacional. “A atualização do plano nos dará um diagnóstico mais preciso sobre o setor”, afirma. “Com a participação efetiva das prefeituras, temos grande precisão nas informações, que serão posteriormente fornecidas a todos os cidadãos, o que torna o PEHIS-PR um modelo nacional neste sentido”, afirma.
Com os treinamentos desta semana, cinco dos de 13 encontros previstos para serem feitos até junho já foram concluídos. Após as capacitações e o preenchimento das informações pelas prefeituras, os dados serão compilados, revisados e organizados pela companhia de modo a construir o novo PEHIS-PR, cuja última atualização aconteceu em 2015.
SISPEHIS – Chamado de Sistema de Informações Sobre Necessidades Habitacionais (SISPEHIS), a ferramenta está disponível de forma online às prefeituras, que indicam os técnicos que farão a inserção e atualização dos dados. Nele, são colocadas informações quantitativas e qualitativas sobre o déficit habitacional, além de fotos e dados de geolocalização para um mapeamento detalhado dos problemas e demandas identificadas em cada localidade.
O Paraná é atualmente o único ente federativo que possui uma ferramenta deste porte para traçar um diagnóstico completo sobre as condições de moradia da sua população.