Com recursos do Casa Fácil, Cohapar entrega moradias rurais para famílias de Altônia
Um novo capítulo se inicia na vida de 15 famílias do município de Altônia. Elas receberam nesta quinta-feira (19) as chaves de seus novos lares em entrega realizada pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O projeto recebeu R$ 1,4 milhão em investimentos totais e os recursos foram viabilizados graças à parceria entre o Governo do Paraná, por meio do Programa Casa Fácil, o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal e Programa Minha Casa, Minha Vida Rural (MCMVR), e a prefeitura da cidade.
O Casa Fácil Rural é voltado ao atendimento habitacional de agricultores familiares e trabalhadores rurais. Os beneficiários devem ter renda máxima de R$ 40 mil ao ano, considerado o valor total da renda rebatida indicada na Declaração de Aptidão (DAP) apresentada ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no caso dos agricultores familiares; ou comprovar renda por carteira de trabalho e os últimos três contracheques, no caso de trabalhadores rurais.
As moradias são viabilizadas com recursos federais, estaduais e municipais. As construções foram executadas pela própria Cohapar, que também atuou na contratação da mão de obra, compra de todo material necessário e fiscalização de todos os processos. Como contrapartida, a prefeitura realizou a divulgação do programa no município, auxiliou nas etapas de identificação, seleção e convocação das famílias, além de contribuir com a disponibilização de maquinários para terraplenagem e melhorias de acesso.
As residências são formadas por dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com área privativa de 49,40 m² e edificadas nos terrenos dos próprios beneficiários. As moradias já vem com acabamento completo, que incluem piso em todos os cômodos, revestimento cerâmico nas paredes das áreas molhadas, louças, metais e tanque.
Um dos beneficiados pelo programa é o trabalhador rural aposentado Nelson Liberato Galindo, de 94 anos. Viúvo e pai de 10 filhos. Com o apoio da neta e o subsídio do Governo do Estado, Sr. Nelson pôde adquirir sua casa própria por um valor simbólico, garantindo um porto seguro para sua longevi-dade.“Sempre sonhei com a casa própria, a gente corria atrás, mas nunca dava certo. Minha neta correu atrás e agora deu certo, foi uma beleza. Estou muito feliz. O que eu espero daqui para frente, nesses poucos dias de vida, é viver contente, receber os filhos em casa e contar história.”
O casal de agricultores Claudemir Galo, de 55 anos, e Rosana da Silva Galo, de 51 anos, também celebram a conquista do novo lar. Pais de três filhos, eles moravam em uma antiga casa de madeira que já não oferecia as condições necessárias de moradia.“Nossa casa era bem antiga, de madeira, e a gente estava precisando muito de uma casa nova para ter melhores dias e mais conforto. A estrutura estava muito debilitada, já não tinha mais condições. É uma alegria muito grande e uma satisfação estar aqui para receber nossa casa. Esperamos viver com nossa família e aproveitar ao máximo com saúde, paz e Deus junto com a gente.”
Outro beneficiado é o lavrador Valderlei Aparecido Conti, de 56 anos. Casado e pai de dois filhos, ele residiu por 33 anos em uma casa de condições muito precárias, descrita por ele como "bem fraquinha".Com o auxílio da Cohapar através do Governo do Estado, Valderlei conseguiu realizar o sonho da casa própria “A casa onde eu morava era bem fraquinha e eu estava nela há 33 anos. O sentimento de receber a chave hoje é imenso, não tem nem como falar; é muito gratificante. Pegar uma casa dessas por um valor tão baixo facilitou demais para mim. Daqui para frente, espero continuar no trabalho e ser muito feliz, juntar a família, fazer um churrasco e ter qualidade de vida.”






































