Com subsídio do Estado, 20 famílias de Marilena recebem as chaves da casa própria

Mais 20 famílias de Marilena, no Noroeste, estão realizando o sonho da casa própria com apoio do programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (23) as chaves para as famílias, que agora passam a morar no Residencial Boa Vista.

Pela manhã, ele também entregou as chaves das residências de 103 famílias de Loanda, que também tiveram abatimento no valor de entrada da moradia.

“Dentro de uma casa está o sonho de vida de uma pessoa e a dedicação do trabalho intenso do pai e da mãe de família que conquistaram esse sonho. Por isso nossa função, enquanto poder público, é criar os mecanismos para viabilizar esse sonho”, disse o governador. “Foi por isso que criamos o Casa Fácil Paraná, o maior programa habitacional do Brasil. Somente com a modalidade Valor de Entrada, mais de 30 mil imóveis foram construídos. E neste ano vamos começar a segunda etapa, com a construção de mais 40 mil moradias”.

O Governo do Estado repassou um total de R$ 300 mil, R$ 15 mil por família, para entrada no financiamento do imóvel. Elas também têm acesso aos subsídios do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, além de poderem utilizar o FGTS para abater o valor final.

As 20 casas do empreendimento têm 51 metros quadrados de área, com dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas, banheiro e área de serviço externa. O investimento total no condomínio foi de R$ 2,8 milhões, da JN Cavalcanti, com financiamento feito pela Caixa Econômica Federal.

“Aqui em Marilena, as 20 famílias foram beneficiadas pelo Casa Fácil. Dessa forma a gente vai expandindo esse programa, que chegou a todo o Paraná e se tornou referência para o Brasil”, afirmou o presidente da Cohapar, Jorge Lange. “Com esse trabalho, o Governo do Estado cumpre seu papel de levar dignidade, alegria e segurança para as famílias paranaenses”.

Segundo o prefeito José Aparecido da Silva, o Zé do Peixe, outras 147 novas unidades habitacionais estão contratadas para serem construídas no município. “A população que paga aluguel, que mora de favor, precisa ter uma casa própria. E graças a esse programa do governo, que dá subsídio às famílias, estamos conseguindo construir essas moradias”, destacou.

OPORTUNIDADE – A conquista da casa própria é uma comemoração para o casal Lucas e Gabriela Boer, ambos com 23 anos, que vão viver no novo lar com o filho Miguel, de 8 meses. “Nós morávamos nos fundos da casa da minha mãe e até conseguir pegar a casa, passamos por certa dificuldade. Isso significa muito para nós, é uma grande conquista”, afirmou Lucas.

“É uma emoção, a casa que nós morávamos tinha só um quarto e o Miguel dormia junto com nós. Agora já compramos os móveis para montar o quartinho dele, vai ter um espaço só para ele”, contou Gabriela.

Já o casal Kellen Oliveira, de 24 anos, e José Montuani Neto, de 28, esperaram a confirmação de que o imóvel sairia para marcar a data do casamento, que vai acontecer em março. “Estamos há quatro anos planejando o casamento e aí surgiu a oportunidade do projeto. Então decidimos nos programar para quando a casa ficasse pronta para marcar a data”, disse José. “Ter o subsídio foi crucial, porque não tínhamos dinheiro para dar a entrada. Foi o que nos ajudou a conseguir de verdade”.

“Estamos noivos há três anos e estávamos muito ansiosos para que a casa ficar pronta logo. Foi muito importante esse projeto, porque para um casal novo ter uma casa própria é muito difícil. Meus pais conseguiram ter a casa deles com 40 anos, então para nós conquistar com pouco mais de 20 anos foi uma oportunidade incrível”, ressaltou Kellen.

VALOR DE ENTRADA – Em sua primeira etapa, o Casa Fácil Paraná facilitou o acesso à moradia própria para 32 mil famílias paranaenses, com investimentos que somaram R$ 480 milhões em subsídios, entre 2021 e 2023. A nova fase do programa, anunciada no ano passado por Ratinho Junior, prevê um investimento adicional de R$ 800 milhões do Governo do Estado para o atendimento de mais 40 mil famílias.

Para isso, houve um aumento de R$ 15 mil para R$ 20 mil no subsídio por família e a ampliação do público-alvo para aqueles com renda mensal familiar de até quatro salários mínimos. Os interessados podem consultar a lista de empreendimentos disponíveis em cada município e iniciar o processo para receber o benefício no site da Cohapar.

GANHANDO O MUNDO E INVESTIMENTOS – Na solenidade, governador também conversou com duas alunas de Marilena que estão indo para o Canadá na próxima semana, por meio do Ganhando o Mundo. O programa do Governo do Estado está levando, neste ano, mil alunos para fazer um intercâmbio internacional no Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra.

Ratinho Junior anunciou ainda que, em março, o Governo do Estado deve assinar a licitação para a pavimentar a estrada que liga a sede de Marilena ao Porto Maringá, balneário às margens do Rio Paraná que está se tornando um importante ponto turístico da Costa Noroeste.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; a deputada federal Luísa Canziani; os deputados estaduais Soldado Adriano José e Maria Victória; prefeitos da região e demais autoridades.