Com subsídio do Estado, 49 famílias recebem as chaves da casa própria em Novo Itacolomi

A Cohapar entregou nesta quarta-feira (24) as chaves de 49 casas do Loteamento Residencial Vale Verde, no município de Novo Itacolomi. Através do programa Casa Fácil Paraná, na modalidade Valor de Entrada, a Cohapar investiu R$ 735 mil para que cada mutuário fosse beneficiado com R$ 15 mil de entrada em seu imóvel. Além desse subsídio, os compradores também foram contemplados com descontos variáveis, conforme a renda, através do programa Minha Casa, Minha Vida. A obra é uma parceria entre o Governo do Paraná, Caixa Econômica Federal e Construtora Palmas Engenharia e Construções Ltda.

As casas possuem modelo arquitetônico único com tamanho de 42,06m², divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O loteamento, que possui infraestrutura já consolidada na região, recebeu ainda mais de R$ 128 mil de recursos do governo estadual para viabilizar a instalação de redes de energia elétrica, água e esgoto. O custo total da obra foi de R$ 5,8 milhões, marca que reforça o compromisso expressivo do Estado com as políticas habitacionais.

O financiamento dos imóveis pode ser feito em até 360 meses e as prestações têm valor médio de R$ 697,00. A concessão do aporte estadual para abatimento do valor de entrada foi destinado a famílias com renda de até três salários mínimos. Além do critério financeiro, para ter acesso ao subsídio, os beneficiários não podem possuir casa própria nem ter participado de outros programas habitacionais anteriormente. A aprovação do benefício está sujeita à negociação das condições de compra com a construtora responsável pela obra e à aprovação de crédito junto à Caixa Econômica Federal.

Para a costureira, Tatiana Teodoro Pereira, 41 anos, seu esposo, Adriano do Espírito Santo de Moraes, e os três filhos, a mudança para o novo lar é um sonho que durou duas décadas. “Faz 20 anos que eu pago aluguel, é um dinheiro que vai e não volta, é muito difícil. Se eu tivesse pagando algo meu, já estaria até terminando o financiamento. Então, a gente só tem a agradecer a todos que ajudaram para que isso pudesse se tornar realidade”, comemorou.

Já a nova mutuária Danúbia Camila Borges, fisioterapeuta de 28 anos, ressaltou o impacto do subsídio de R$ 15 mil no valor de entrada. “Esse recurso foi uma ajuda muito grande e que sem ele não seria possível essa conquista. Além disso, as prestações ficaram bem acessíveis, são valores que eu consigo pagar. Se for colocar na ponta do lápis, o preço do aluguel que pago há seis anos é praticamente a mesma coisa que pagarei de parcela de financiamento, mas agora é algo meu”, enfatizou Danúbia.

A Cohapar atuou como intermediadora no processo, coordenando as ações entre as instituições parceiras e garantindo que em todas as etapas do empreendimento fossem cumpridas de acordo com as normas vigentes. Estiveram presentes na cerimônia de entrega o prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla; o vice, Wilson Romualdo Lopes; o deputado estadual, Artagão Júnior; o diretor da Regional de Saúde, Marcos Costa; equipe técnica do Escritório Regional da Cohapar de Apucarana; e lideranças locais.