DIÁRIO DOS CAMPOS - 77% das moradias do Casa Fácil são de mulheres
Alçada a uma política pública permanente pelo Governo do Estado através de uma lei própria, o programa Casa Fácil Paraná tem como principal público beneficiado as mulheres. Desde 2019, cerca de 4.700 contratos têm mulheres como titulares, o que representa 77% das unidades habitacionais entregues no período.
Os números podem ser explicados, em parte, pelo perfi l de pessoas que buscam uma casa própria, mas também pelo fato do Estado ter reforçado as ações voltadas ao público feminino. A lei estadual 20.394/2020, que criou o Casa Fácil Paraná, e o decreto estadual 7.666/2021, que estabeleceu as diretrizes de atendimento do programa, preveem prioridade no atendimento a famílias chefi adas por mulheres e cota para aquelas protegidas pela Lei Maria da Penha.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a nova legislação elaborada pelo executivo e aprovada com o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná garante um avanço social importante no âmbito habitacional, em especial para as mulheres. A medida vale para todas as modalidades disponíveis, o que garante a preferência em projetos de imóveis fi nanciados pela Cohapar com condições facilitadas, casas doadas para pessoas em vulnerabilidade social e também em condomínios exclusivos para idosos.