Famílias de Itaguajé participam de etapa final antes da mudança para casa própria

Confira o áudio desta notícia

Técnicos da Cohapar e da Prefeitura de Itaguajé promoveram nesta semana o sorteio que definiu as casas que serão destinadas a cada uma das 36 famílias previamente selecionadas pelos órgãos na cidade, na região Noroeste do Estado. Trata-se da última etapa legal antes da entrega das moradias à população, que deve acontecer nas próximas semanas.

O novo empreendimento, que está com 90% do cronograma de execução concluído, vai atender famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade, que atualmente moram em condições precárias, irregulares ou de aluguel. Com os aportes do Governo do Estado, de R$ 2,2 milhões, as famílias receberão os imóveis gratuitamente.

O projeto faz parte de um trabalho coordenado conjuntamente pela Cohapar e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Os recursos foram obtidos pelo governo estadual via financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o chefe da regional da Cohapar Djalma Silva, as famílias estão ansiosas com a perspectiva de mudança iminente para o novo lar. “Foi bem emocionante, pudemos ver a alegria dos contemplados em saber quais seriam as suas casas”, afirmou.

O conjunto possui imóveis com modelos de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. As casas são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com projetos arquitetônicos e lotes que permitem ampliações futuras pelas famílias.

“São famílias que talvez jamais tivessem a oportunidade de conquistar uma casa própria e criar seus filhos e netos numa condição digna”, afirmou o prefeito Crisogono Junior. “Com a entrega das chaves, o comércio de móveis e eletrodomésticos vai aquecer e contribuir para a economia girar”.

ALEGRIA EM DOBRO – Com o apoio do comércio local, uma das moradias será completamente mobiliada. A sorteada foi a dona de casa Alessandra de Souza, de 39 anos, que mora atualmente nos fundos da casa da mãe e não escondeu a felicidade com a mudança e também pelos móveis que irá ganhar. “Estamos bem contentes e ansiosos. Agora vamos ser felizes em um cantinho que é nosso”, comemorou Alessandra.