Reunião de trabalho impulsiona o Programa Vida Nova e promove alinhamento estratégico

Nesta terça-feira e quarta-feira (28) uma importante reunião de trabalho marcou o Programa Vida Nova, que visa atender famílias residentes em assentamentos precários e que necessitem de ações de remanejamento, realocação, implantação de infraestrutura e/ou requalificação urbana.
Objetivo do programa Vida Nova
- Realocar famílias que residem em áreas de ocupações irregulares, insalubres, suscetíveis a alagamentos, inundações e/ou riscos ao meio ambiente, promovendo soluções urbanas e habitacionais integrais, de forma socialmente equitativa e ambientalmente sustentável.
- Implementação de projetos de requalificação e/ou infraestrutura urbana e em áreas de intervenção passíveis de permanência/remanejamento.
- Melhorar a qualidade de vida da população socialmente vulnerável do estado do Paraná, utilizando a moradia como um vetor de desenvolvimento social, familiar e comunitário.
- Proporcionar o acompanhamento intersetorial das famílias, por meio de ações nas áreas da saúde, educação, trabalho, meio ambiente, e de fortalecimento da convivência familiar e comunitária.
O encontro, realizado com a participação de técnicos da área de engenharia, assistência social e representantes das secretarias de estado envolvidas, teve como objetivo promover uma capacitação técnica e alinhar os detalhes da implementação do programa, desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nos últimos 6 meses. Nesta matéria, vamos explorar os principais pontos discutidos durante a reunião e destacar a importância desse encontro para a construção conjunta do programa.
A convocação para a reunião de trabalho envolveu técnicos da área de engenharia, assistência social e representantes dos escritórios regionais da empresa, entre coordenadores, todos designados como representantes do Programa Vida Nova. A intenção foi proporcionar uma capacitação técnica abrangente, visando fornecer aos participantes um conhecimento aprofundado sobre todas as etapas de construção e implementação do programa.
Detalhes do Programa e Participação do BID: Durante o encontro, foram apresentados documentos preliminares que servirão como base para o programa. Os técnicos tiveram a oportunidade de opinar, dar sugestões e fazer observações, enquanto conheciam os detalhes da política do BID e as diretrizes a serem seguidas. Essa troca de informações e experiências foi fundamental para garantir que todos os atores envolvidos estejam alinhados e engajados na implementação eficaz do Programa Vida Nova.
Um dos pontos discutidos na reunião foi a forma como serão realizados os reassentamentos e como será feita a comunicação com as famílias beneficiadas pelo programa. Questões relacionadas à logística, aspectos legais e garantia de transparência foram abordadas, buscando assegurar que todo o processo seja conduzido de maneira ética, respeitosa e alinhada aos princípios do programa.
Para o Superintendente de Programas da Cohapar e coordenador do programa Vida Nova Kerwin Kuhlemann “O encontro proporcionou um ambiente propício para a troca de ideias, esclarecimento de dúvidas e o início de uma construção conjunta entre todos os atores envolvidos no Programa Vida Nova. A participação ativa e engajada dos técnicos e representantes das secretarias de estado reforça a importância de uma parceria sólida e colaborativa para o sucesso do programa. Através do engajamento contínuo e da colaboração entre todas as partes envolvidas, será possível transformar a vida das famílias beneficiadas e promover um ambiente de desenvolvimento e bem-estar para a comunidade.”