TRIBUNA DO INTERIOR - Política para idosos inclui moradias com completa infraestrutura de saúde e lazer
A Cohapar iniciou neste ano a construção das primeiras casas do programa Viver Mais Paraná, voltadas ao atendimento específico de pessoas idosas. Neste 1.º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, a perspectiva é de ampliação dos projetos em todo o estado, que têm o objetivo de levar condições dignas de moradia para a população na faixa da terceira idade.
O programa consiste na implantação condomínios horizontais fechados em cidades com mais de 30 mil habitantes. As unidades habitacionais contarão com um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda, para idosos solteiros ou casais.
Os projetos pilotos estão sendo executados em Foz do Iguaçu, na região Oeste, e em Jaguariaíva, nos Campos Gerais. Até o final do ano devem estar contratadas 540 unidades habitacionais em todo o Estado.
Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a iniciativa atende uma parcela da população que estava praticamente excluída das políticas públicas para o setor. "Devido à idade avançada, que restringe as opções de financiamento imobiliário, a possibilidade de adquirir uma casa popular era inviável para uma pessoa idosa", comenta Lange.
"Agora, eles poderão passar o resto da vida com dignidade, pagando apenas 15% do valor de um salário mínimo, que será usado para custear a manutenção da estrutura e do atendimento periódico que será prestado pelas equipes municipais", concluiu o presidente da companhia.