Vereadores de Ramilândia acompanham projetos da Cohapar para o município
Nesta terça-feira (19), vereadores de Ramilândia foram até a sede da Cohapar acompanhar os projetos habitacionais do Governo do Estado para o município, localizado na região Oeste do Paraná. Eles foram atendidos pelo presidente da companhia, Jorge Lange, que os orientou sobre o andamento das ações realizadas em conjunto com a prefeitura.
Atualmente, a principal frente de trabalho entre os órgãos está concentrada no processo de regularização fundiária de 107 lotes da Vila Unida. Trata-se de uma antiga ocupação irregular na área urbana de Ramilândia em uma área que pertence a Cohapar, o que facilita o processo.
O serviço já começou a ser prestado pela Japel, uma empresa especializada em regularização fundiária contratada pela Cohapar via processo licitatório. Ela terá 18 meses para concluir o processo, que envolve o cadastramento e análise de documentação das famílias e dos imóveis, topografia e projeto urbanístico, elaboração dos documentos técnicos e jurídicos e entrega das escrituras dos imóveis registrados em cartório aos proprietários.
CUSTOS REDUZIDOS – O projeto faz parte do programa Morar Legal Paraná, que é subsidiado com recursos do Fundo Estadual de Combate á Pobreza. Com os aportes do Governo do Estado, cada família beneficiada pagará 20 prestações mensais de R$ 80 pelo serviço. O valor é até 75% mais barato do que os custos normais de um processo de regularização por meio jurídico.
De acordo com o presidente da Cohapar, os projetos vinculados ao programa serão mantidos e ampliados durante a gestão do governador Ratinho Junior. “Além do reconhecimento legal de propriedade, a regularização fundiária possibilita que as administrações municipais executem obras de infraestrutura e urbanização para melhorar as condições de vida da população da região”, afirma Lange.
NOVOS PROJETOS – Durante o encontro, os vereadores também pediram o apoio do governo estadual na viabilização da construção de novas casas populares em Ramilândia. “Contamos com o suporte da Cohapar, que possui uma equipe técnica experiente e capacitada para o desenvolvimento de projetos voltados à população mais carente”, comenta o presidente da Câmara Municipal, vereador Gildo Lourenço da Silva (Ditão).
Além dele, participaram da visita os vereadores Adilson Marques e Antonio Leandro do Nascimento.