Perguntas Frequentes

Veja abaixo as respostas para as dúvidas mais comuns de clientes, parceiros e cidadãos em geral sobre a Cohapar, seus programas, produtos e serviços.

Se mesmo assim você ainda tiver outras perguntas, preencha o formulário do nosso Fale Conosco ou ligue para um de nossos telefones de atendimento 0800 645 0055 ou (41) 3312-5700. O atendimento é prestado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Quero uma casa da Cohapar, o que eu preciso fazer?

A participação nos programas em que a Cohapar atua acontece por meio de inscrição no site da companhia. As inscrições possuem validade de dois anos, por isso elas devem ser atualizadas dentro deste período ou sempre que houver alguma mudança de telefone, e-mail, endereço ou outro dado relevante.

A Cohapar faz uma ampla divulgação dos novos empreendimentos nas localidades, mas também é possível consultar os projetos disponíveis para comercialização no Portal de Empreendimentos.

Preciso da 2ª via do meu boleto. Como consigo?

A segunda via de prestação pode ser gerada diretamente no site da Cohapar. Também é possível solicitá-la pelo telefone 0800 645 00 55 ou (41) 3312-5700. Será preciso ter em mãos o número do contrato e o CPF do titular.

Onde pego o Certificado de Quitação da minha casa?

A emissão de Certificado de Quitação não é automática. Ao término do financiamento, após a quitação de todas as pendências financeiras junto à Cohapar, o mutuário deve dirigir-se ao atendimento mais próximo para solicitar a documentação. Para isso, é necessário apresentar uma cópia do contrato e a matrícula atualizada do imóvel.

Para dar início ao pedido, ligue para o telefone 0800 645 0055 para ser redirecionado ao escritório regional que presta atendimento no seu município.Assim que a documentação estiver disponível para retirada, um funcionário da companhia entrará em contato para informar ao mutuário.

Quero quitar o meu imóvel. O que devo fazer?

Para realizar a quitação do financiamento junto à Cohapar é necessário procurar o escritórios regional informando o interesse em quitar o financiamento antecipadamente. O pedido pode ser feito pessoalmente ou pelo telefone 0800 645 0055.

Após o pedido, será emitida uma taxa de solicitação de saldo devedor. Depois do pagamento, a Cohapar entrará em contato com o mutuário informando o valor para quitação antecipada no prazo de 30 dias.

Como eu posso fazer a Escritura do meu imóvel?

A Cohapar emite escrituras apenas para imóveis financiados pela companhia dentro do programa de Escrituração Direta da empresa. Em casos excepcionais, também são emitidas escrituras de imóveis beneficiados pelo programa Morar Legal Paraná, em áreas pré-definidas, por empresas especializadas do ramo.

Como posso transferir meu imóvel?

Para realizar a transferência do financiamento junto à Cohapar é necessário procurar o posto de atendimento mais próximo informando o interesse em transferi-lo. Os técnicos da companhia orientarão sobre todos os documentos necessários para apresentação,que incluem o pagamento de uma taxa de transferência a ser paga pelo mutuário. Após a análise da documentação apresentada e aprovação do cadastro, será realizada a transferência.

Alguns contratos preveem um tempo mínimo de permanência, sendo a transferência, venda ou aluguel do imóvel proibida e passível de punições, que podem inclusive acarretar na perda do imóvel. Em caso de dúvidas, consulte o escritório regional mais próximo pelo telefone 0800 645 00 55 ou (41) 3312-5700.

Posso alugar ou vender a minha casa?

A comercialização do imóvel dependerá do tipo de programa pelo qual a pessoa foi atendida e, principalmente, pelo que consta no contrato firmado entre Cohapar e o mutuário. Enquanto o financiamento não for quitado, a venda ou locação é proibida e pode acarretar problemas para o vendedor e o comprador. É possível, no entanto, transferir a titularidade do financiamento, desde que isso seja feito com a anuência da companhia.

Após quitar o financiamento e receber o título de propriedade do imóvel, o mutuário torna-se proprietário legal da casa e pode comercializá-la legalmente sem problemas.

Estou com o nome sujo. Posso participar do cadastramento?

Não há nenhum impedimento para fazer o cadastro da Cohapar. Entretanto, em modalidades de empreendimentos em que há financiamento imobiliário, é necessário que o contratante não possua restrições cadastrais em seu nome. Nestes casos, a companhia realiza uma consulta de restrição cadastral e o beneficiário é notificado caso haja necessidade de regularização.

Me inscrevi na Cohapar e não fui contemplado. Por quê?

O cadastro da Cohapar tem como principal função estabelecer um diagnóstico da demanda por moradia em cada município. É necessário conhecer a realidade social e econômica das famílias para que se possa implantar o programa mais adequado ao perfil de renda do município. O simples cadastro, porém, não é uma garantia de atendimento.

Uma família pode não ter sido contemplada porque o empreendimento em construção ainda não chegou à fase de comercialização dos imóveis, porque outras pessoas inscritas no município possuíam mais prioridade de atendimento ou por causa de restrições cadastrais.

O que é regularização fundiária e qual é a importância da escrituração?

A Regularização Fundiária consiste no trabalho jurídico, urbanístico, ambiental e social que visa a documentação de ocupações irregulares, com a entrega de títulos de propriedade aos moradores, de modo a garantir o direito social à moradia e o equilíbrio do meio ambiente.

Sem a escritura e o posterior registro dela no registro de imóveis, o comprador não tem garantias de transferir a propriedade para seu nome, abrindo possibilidade de discussão judicial sobre a propriedade. Melhor que ter uma casa, é tê-la no seu nome!

Sou profissional autônomo e não consigo comprovar renda, posso participar do cadastramento?

Sim, pode.

Para o cadastro, você pode apresentar renda através de auto declaração. No momento da comercialização, caso seja selecionado, será necessário apresentar outras comprovações de renda para o banco, como comprovantes de gastos, declaração de imposto de renda, entre outros.

Quero renegociar minha dívida. O que preciso fazer?

Para realizar a renegociação das prestações em atraso, o mutuário deve fazer a solicitação pelo telefone 0800 645 0055 ou (41) 3312-5700. Após o cálculo, será emitido boleto para pagamento em bancos e órgãos autorizados. A Cohapar não recebe o pagamento de nenhum valor por seus funcionários.

Moro em Curitiba, posso me inscrever em algum programa da Cohapar?

Na capital, os projetos habitacionais são coordenados pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab Curitiba), e a Cohapar atua apenas como parceira institucional. Nestes casos, o correto é procurar os canais de atendimento da Cohab Curitiba.

Posso me inscrever em programas da cidade vizinha?

Sim. Entretanto, só é possível ter cadastro ativo para um município por família.

Vi algo irregular, onde denuncio?

Você pode encaminhar sua denúncia com o preenchimento de formulário disponível em nosso site ou via telefone ligando para o número 0800 645 0055 ou (41) 3312-5700. Também é possível entrar em contato com a Ouvidoria ou, ainda, diretamente no Ministério Público.

Gostaria de informações para o meu trabalho acadêmico. Como devo proceder?

A Cohapar está à disposição de estudantes, professores e especialistas para contribuir com o desenvolvimento de estudos, pesquisas e trabalhos acadêmicos. Os pedidos devem ser formalizados através do formulário do Fale Conosco, em que devem ser informados o objetivo do trabalho, perguntas, município e informações de contato.

Quando posso usar o seguro?

No caso de destelhamentos, vendavais, alagamentos, incêndio e outras situações de dano no imóvel, não faça qualquer reparo sem a aprovação da Cohapar. Solicite a vistoria de um avaliador. No caso de aposentadoria por invalidez ou morte de um dos titulares do financiamento também poderá haver cobertura securitária. Mas, atenção, a aposentadoria por tempo de serviço ou auxílio doença não tem cobertura do seguro.

Tem prazo para utilizar o seguro?

Sim. É importante que o mutuário avise seus familiares que, no caso de sinistro, a Cohapar deverá ser comunicada o mais rápido possível para não haver o risco de perda da cobertura do seguro.

Posso reformar ou ampliar meu imóvel?

Antes de realizar qualquer obra na casa, como reformas ou ampliações, entre em contato com a Cohapa, pois sem a prévia concordância da companhia você poderá perder o direito de cobertura do seguro.