Em Francisco Beltrão, no Sudoeste, Governo do Estado autoriza a construção de mais um condomínio para idosos

13/03/2020
O município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, vai receber um condomínio do idoso, do programa Viver Mais Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado. O empreendimento foi confirmado nesta sexta-feira pelo vice-governador Darci Piana, dentro da agenda de transferência da sede administrativa do Governo do Estado para o município. Esta vai ser a estrutura de número 20 do Estado, sendo que duas já estão em fase final de construção. O investimento é de cerca de 5 milhões de reais. O programa Viver Mais Paraná, coordenado pela Cohapar, Companhia de Habitação do Estado, foi criado no ano passado e busca atender idosos com renda de um a seis salários mínimos. Os escolhidos poderão residir nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo, que equivale atualmente a 149 reais e 70 centavos. Os condomínios são horizontais e fechados, com 40 moradias cada. Darci Piana afirmou que o programa é a base da política de atendimento aos idosos mais vulneráveis do Estado. // SONORA DARCI PIANA // Jorge Lange, presidente da Cohapar, explicou que o condomínio é parte do planejamento estadual de atendimento a essa parcela da população. // SONORA JORGE LANGE // Os empreendimentos contam com infraestrutura de saúde, assistência social e lazer aos moradores. O projeto arquitetônico inclui praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e piscina para hidroginástica. Pelos contratos firmados com os municípios, as prefeituras serão responsáveis pela manutenção dos condomínios. Caberá às administrações municipais a prestação de serviços periódicos básicos de saúde e assistência social nos condomínios, em espaços reservados para esta finalidade. Vão participar da seleção os idosos que não sejam proprietários de outros imóveis. (Repórter: Rodrigo Arend)