Governador Ratinho Junior entrega as chaves da casa própria a 56 famílias de Cambará

02/09/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, nesta quinta-feira, as chaves de 56 novas moradias a famílias de Cambará, no Norte Pioneiro. O Residencial Santa Cecília recebeu cinco milhões e 300 mil reais de investimento do Governo do Estado por meio do programa Casa Fácil Paraná, que oferece condições facilitadas de aquisição da casa própria à população. Segundo o governador, esse programa está possibilitando uma habitação nova e digna para milhares de famílias em todo o Estado, e ajudando a movimentar a economia paranaense.// SONORA RATINHO JUNIOR.// Ratinho Junior confirmou ainda a autorização para dar sequência à construção de novas moradias no município. De acordo com ele, o próximo projeto prevê mais 108 casas. O projeto finalizado e entregue nesta quinta-feira foi elaborado pela Cohapar, que também contratou a construtora via licitação, realizou a fiscalização das obras e a seleção dos beneficiários. Presidente da Cohapar, Jorge Lange, afirmou que esse programa oferece juros baixos, sem necessidade de entrada, em diferentes ações que atingem todas as classes e faixas da população.// SONORA JORGE LANGE.// A área do empreendimento foi doada pela prefeitura de Cambará como forma de contrapartida para viabilização do projeto, cujo custo não foi repassado aos compradores. Os imóveis do conjunto possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com piso cerâmico em todo o imóvel e revestimento nas áreas frias. As unidades possuem modelos arquitetônicos padrão, com pouco mais de 47 metros quadrados de área construída, e estão instaladas em lotes de 180 a 215 metros quadrados, cujo tamanho permite ampliações futuras pelos proprietários. Cinco unidades foram adaptadas para pessoas com deficiência, conforme previsto nas cotas de atendimento da legislação do programa. As famílias foram escolhidas entre os inscritos no cadastro da companhia no município, com renda de até seis salários mínimos. Estudante de Direito, Nilda de Godoi, de 40 anos, já faz planos para a vida nova na casa, a primeira da família. Ela falou da sensação de segurança de enfim ter um lar para chamar de seu.// SONORA NILDA DE GODOI.// Vida nova é também termo recorrente na fala de Joicelene Felício de Souza, de 35 anos. Ela, que trabalha em um cozinha industrial de Cambará, vai poder enfim deixar a casa da mãe.// SONORA JOICILENE FELÍCIO.// Também durante o evento o governador Ratinho Junior formalizou a assinatura de convênios para a implantação de calçadas, posto de saúde, centro de convivência, iluminação pública e uma unidade Meu Campinho, totalizando seis milhões e 380 mil reais em investimentos. Os recursos são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. Prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto celebrou os anúncios.// SONORA JOSÉ SALIM.// Graças aos aportes estaduais, os compradores das casas entregues nesta quinta-feira tiveram isenção integral de pagamento de valor de entrada. Também pagarão juros de apenas 4% ao ano, consideravelmente menor do que os valores de mercado, além de poderem parcelar o saldo em até 360 meses. A participação estadual no projeto envolveu ainda os serviços subsidiados de instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto do conjunto habitacional. O trabalho foi feito pela Copel e a Sanepar sem custo aos moradores a partir de convênios no âmbito do Casa Fácil Paraná. (Repórter: Wyllian Soppa)