Governador libera recursos para subsidiar entrada da casa de 4.785 famílias paranaenses

24/11/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira a liberação de mais 71 milhões e 700 mil reais para o programa Casa Fácil Paraná, que financia o valor de entrada de moradias para famílias com renda de até três salários mínimos. Nesta etapa, quatro mil 785 imóveis vão contar com os subsídios do Governo do Estado para custeio do valor de entrada. Eles integram um pacote de sete mil 780 moradias que foram homologadas pela Cohapar em 26 cidades paranaenses. Ratinho Junior destacou que além de reduzir o déficit habitacional do Estado, o programa também ajuda na geração de empregos.// SONORA RATINHO JUNIOR.// Este é o quarto lote de empreendimentos, que já totalizam mais de 10 mil subsídios liberados por meio do programa. É um terço da meta de beneficiar 30 mil famílias até o fim de 2022. Com isso, já foram investidos mais de 150 milhões de reais em subsídios. O programa é realizado em parceria com o governo federal e a iniciativa privada. O valor da contrapartida é repassado diretamente à Caixa Econômica Federal para abatimento parcial ou integral do custo de entrada em financiamentos do programa Casa Verde e Amarela. Além das unidades que vão ser subsidiadas, os empreendimentos contam também com imóveis disponíveis ao público em geral. A lista completa dos empreendimentos com dados sobre os imóveis pode ser consultada no site cohapar.pr.gov.br/empreendimentos. O maior volume de investimentos desta etapa é destinado para Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Dos mil 440 imóveis homologados, 873 vão receber os subsídios estaduais, que totalizam pouco mais de 13 milhões para o município. O prefeito da cidade, Maurício Rivabem, celebrou os investimentos.// SONORA MAURÍCIO RIVABEM.// Cascavel, na região Oeste, também foi um dos destaques da nova liberação. A cidade vai receber oito milhões e 500 mil do Governo do Estado para facilitar a aquisição da casa própria para 565 famílias. O prefeito do município, Leonaldo Paranhos, afirmou que o investimento se soma a outros que a cidade tem recebido do Governo do Estado para potencializar sua infraestrutura.// SONORA LEONALDO PARANHOS.// Podem pleitear o desconto no Casa Fácil famílias com renda mensal de até três salários mínimos que não possuam casa própria e não tenham sido beneficiadas por outros projetos habitacionais do Governo do Estado ou da União. Saiba mais sobre os requisitos para participar do programa e a lista de municípios que vão receber recursos nesta etapa no site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)