Blog do R. Buiu - Programas sociais do Estado transformam a vida de moradores de vila de Prudentópolis. Confira os investimentos no município

A vida já foi muito sofrida para Rosane de Paula Fontoura, moradora da Vila Santana, em Prudentópolis. Aos 45 anos, a dona de casa relata uma série de histórias não tão boas de lembrar, marca comum a tantos brasileiros. Com uma trajetória marcada por pouco dinheiro para necessidades básicas, como saúde, alimentação e educação, ainda tinha uma dificuldade adicional e primordial: moradia.

Rosane morou por 12 anos em uma casa de madeira, com estrutura precária, sem acesso a água e luz, ao lado do marido e dos três filhos de 23, 19 e 9 anos, além de uma cunhada de 14 anos que fica sob sua responsabilidade. Teve que recorrer a instalações irregulares para sobreviver e as compartilhava com cerca de 20 famílias do entorno da vila. Na contramão do desejo da maior parte da população para que chovesse durante o período de estiagem do Estado, seu pior pesadelo eram justamente as chuvas.

TRANSFORMAÇÃO

Depois de tantos anos de sofrimento, a realidade das famílias que viviam em situação de vulnerabilidade em Prudentópolis passou por uma grande transformação, que é a principal das qualidades da gestão pública – mudar a vida das pessoas para sempre. Em dezembro de 2021, o Governo do Estado entregou as 90 casas do novíssimo Residencial Vila Santana, local onde 90 famílias residiam de forma injusta em moradias precárias.

A iniciativa fez parte do programa Casa Fácil Paraná, que por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) subsidiou a entrega das casas sem custo, incluindo o terreno, que foi doado pela Prefeitura. Além da construção, as obras envolveram a reforma de imóveis que tinham boa condição estrutural, e também a regularização dos lotes e obras de infraestrutura e urbanização da região, como pavimentação das ruas e parques.

Leia a matéria completa no site.