Casa Fácil Paraná realiza sonho de família que aguardava há 25 anos pela casa própria em Loanda

“25 anos de espera. É a realização de um sonho”. Foi assim que a empregada doméstica Cleunice do Nascimento, 48 anos, definiu a casa própria que acaba de conquistar junto ao programa governamental Casa Fácil Paraná. A entrega das 103 moradias foi realizada nesta terça-feira (23) e contou com a presença do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, do prefeito José Maria Fernandes (Zé Maria), do presidente da Cohapar, Jorge Lange, além de outras lideranças.
Cleunice vive com o esposo Claudemir Laureano Nascimento, 47 anos, e com a filha Nívea Laureano Nascimento, 16 anos. Emocionada, ela conversou com o Diário do Noroeste.
“Estou muito feliz, esse dia estará guardado para sempre em minha vida. É a realização de um sonho, só tenho que agradecer a Deus por ter conseguido. Vou pagar aqui um valor bem menor do que era morando de aluguel, vai sobrar um dinheiro para poder comprar mais coisas para dentro de casa”, disse.
Ela faz parte de uma das 102 famílias beneficiadas pelo programa habitacional que vão morar no Residencial Esplanada. Cada casa tem 45,46 metros quadrados, no valor de aproximadamente R$ 140 mil. O Casa Fácil Paraná beneficiou famílias que recebem até três salários mínimos. Para que elas conseguissem o acesso ao financiamento dessas moradias, o Governo do Estado destinou R$ 1,5 milhão para o pagamento do valor de entrada de cada família, orçado em R$ 15 mil.
Ao Diário, o governador Ratinho Junior afirmou que o programa habitacional do Estado é o maior do Brasil. “Estou feliz em poder estar aqui em Loanda em um momento tão importante como esse. Estamos realizando o sonho de muitas famílias, é um sentimento muito bom. Todos podem ter certeza de que vamos continuar investindo em moradias no Paraná”, disse. Na entrevista o governador ressaltou o crescimento do município de Loanda. De acordo com ele, o crescimento é baseado nos setores do turismo, agronegócio, serviços e indústria.
Foto: Ivan Fuquini
Também enfatizou que Loanda é um dos municípios que mais cresce na Região Noroeste. “Sabemos que Paranavaí é a grande cidade do Noroeste do Paraná, mas, se olharmos apenas para a região de Loanda, onde abrange as cidades em torno dos rios água doce, ela se consagra como cidade-polo”, salientou.
O prefeito Zé Maria agradeceu a parceria com o Governo do Estado e afirmou que a entrega representa um recorde para Loanda. “Momento muito feliz para todos nós. Graças à parceria com o Estado, estamos trazendo melhorias para o nosso município. Essas obras significam um recorde de casas entregues em um único dia”, disse.
Prefeito de Loanda agradeceu a parceria com o governo do Estado e afirmou que irá trabalhar para diminuir ainda mais o déficit de moradias
Foto: Ivan Fuquini
Zé Maria comentou que o déficit de moradias no município ainda é alto. Para sanar esse problema, revelou que a prefeitura possui um terreno que comporta a construção de 940 moradias. “Vamos em busca de mais casas, pois a necessidade de Loanda é muito grande”, prometeu.
Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, uma segunda etapa do Residencial Esplanada está em construção, totalizando 234 unidades. Além disso, a cidade está sendo contemplada com outros projetos habitacionais do Governo do Estado. “Nos próximos 30 dias teremos a abertura da licitação de um condomínio do idoso para Loanda”, explicou.
Também estiveram presentes na solenidade de entrega: Beto Preto - secretário de Saúde do Paraná, Sandro Alex - secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Rogério Lorenzetti - superintendente geral de Promoção do Equilíbrio Regional do Paraná, Soldado Adriano José - deputado estadual, Alexandre Cury - deputado estadual, Maria Victoria - deputada estadual, Luiz Claudio Romanelli - deputado estadual.