Casas são entregues de graça a 21 famílias de Guaíra

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quinta-feira (16) as chaves das moradias do Residencial Jardim Belvedere. O empreendimento, composto por 21 casas populares, foi entregue a famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social na cidade, na região Oeste do Paraná.

O Governo do Estado realizou um aporte de aproximadamente R$ 1,8 milhão por meio dos programas Nossa Gente e Casa Fácil, com recursos obtidos via financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os investimentos foram usados para custear integralmente o valor dos imóveis, o que permitiu que eles fossem entregues de graça aos beneficiários. O grupo foi previamente selecionado por técnicos da área social da prefeitura entre famílias já acompanhadas por programas assistenciais no município.

“Fico muito feliz com esses anúncios porque este é um município que ficou por muitos anos sem grandes investimentos, e agora divulgamos esse pacote, atendendo demandas históricas. Guaíra indo bem, crescendo com sustentabilidade, ajuda toda essa região e o Paraná a se desenvolver”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior, referindo-se também a outros investimentos anunciados, que somam cerca de R$ 72 milhões para a cidade.

Coordenado de forma conjunta pela Cohapar e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), a iniciativa ainda contou com a participação da Copel e da Sanepar. As empresas estaduais foram responsáveis pela instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto do conjunto sem custo aos moradores.

JARDIM BELVEDERE – A área do conjunto residencial foi doada pela Prefeitura de Guaíra como contrapartida para viabilização do projeto. Os imóveis possuem modelo padrão de 32 metros quadrados, com duas unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa e estão instaladas em lotes que permitem futuras ampliações pelos moradores.

BALANÇO – Além das 21 unidades habitacionais entregues, a cidade de Guaíra já havia sido contemplada com outras 20 casas com a participação do Governo do Estado. O projeto, concluído em 2020, recebeu cerca de R$ 1,1 milhão da Itaipu Binacional, além de contrapartidas da Cohapar, Copel, Sanepar e da administração municipal.

Com a conclusão do empreendimento de Guaíra, chega a 1.107 o número de moradias entregues no programa Nossa Gente desde 2019. Outras 345 unidades estão em fase avançada de construção, totalizando R$ 114,4 milhões de investimento em 37 municípios paranaenses nos últimos três anos através da iniciativa.