Cohapar capacita equipe para aprimorar gestão de contratos de obras públicas

Com foco na qualificação técnica de seus colaboradores e na busca por maior segurança jurídica na gestão de contratos, a Cohapar promoveu uma capacitação voltada à área de obras públicas. Funcionários da Companhia participaram do curso “Aditivos e Reequilíbrio Econômico-Financeiro em Obras Públicas e Serviços de Engenharia: Incluindo Reajustes e Repactuação”, que abordou os principais aspectos legais e técnicos relacionados à celebração de termos aditivos contratuais.
Durante a formação, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre alterações contratuais conforme a Lei nº 8.666/93, a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e a Lei das Estatais. Também foram discutidos temas como prorrogações de prazo, alterações de projeto, reequilíbrio econômico-financeiro, reajustes e aditivos de administração local das obras. O conteúdo teve como objetivo preparar os funcionários para produzir e analisar justificativas mais robustas, promovendo maior qualidade e transparência nos processos internos.
O curso foi ministrado pelo professor André Pachioni Baeta, engenheiro pela Universidade de Brasília e Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Com vasta experiência na área, Baeta atua como assessor em gabinete de ministro do TCU e é autor e coautor de obras reconhecidas sobre contratações públicas e licitações. Ao compartilhar seu conhecimento, contribuiu de forma significativa para a formação dos funcionários da Cohapar.
A iniciativa reafirma o compromisso da Companhia com a capacitação contínua de seus profissionais, visando à excelência na gestão de contratos e à otimização dos recursos públicos investidos em benefício da população paranaense.