Cohapar entrega as chaves da casa própria a 34 famílias de São João do Triunfo

Nesta quinta-feira (26), os esforços conjuntos da Cohapar, Caixa Econômica Federal, Prefeitura e iniciativa privada resultaram na entrega de 35 residências no Residencial Ouro Verde, em São João do Triunfo. Dentre as famílias beneficiadas pelo empreendimento, 34 delas receberam do governo estadual o subsídio de R$ 15 mil para ajudar no pagamento do valor de entrada, por meio do programa Casa Fácil, totalizando um aporte estadual de R$ 510 mil.

A área doada pela Prefeitura de São João do Triunfo possibilitou a construção do residencial, que possui casas de 41,25m² e o tamanho dos terrenos permite futuras ampliações pelos novos proprietários. O investimento total do empreendimento superou a marca dos R$ 4,9 milhões, o que reforça o compromisso do Estado e dos agentes envolvidos na promoção de moradias dignas e qualidade de vida às famílias de São João do Triunfo.

Além do recurso do governo estadual, os mutuários puderam contar com descontos variáveis, conforme a renda, através do programa federal Minha Casa Minha Vida. O financiamento dos imóveis pode ser feito em até 360 meses e as prestações tem valor médio de R$ 780,00. O acesso ao subsídio de R$ 15 mil no valor de entrada é destinado a famílias de até três salários mínimos e, além do critério da renda, os beneficiários não podem possuir casa própria nem ter participado de outros programas habitacionais do Poder Público anteriormente. A aprovação do benefício está sujeita à negociação das condições de compra com a construtora responsável pela obra e à aprovação de crédito junto a Caixa Econômica Federal.

Para Gilmar Barczak, operador de secador de 42 anos, e sua família, a conquista da casa própria só foi possível graças ao apoio do Governo. “Esse subsídio foi uma grande ajuda do governador Ratinho Junior no valor de entrada. Estamos muito felizes e agradecidos por conseguirmos realizar esse sonho", exaltou.

A auxiliar de serviços gerais, Gislaine Aparecida Bughay, de 33 anos, ressaltou a importância dos programas habitacionais do governo e o quanto eles impactam na área financeira das famílias.“Ter a casa própria muda muito, pois antes precisávamos gastar com aluguel e não tínhamos retorno. Mas agora investiremos em algo que será nosso. O recurso do governo fez toda a diferença para que eu alcançasse esse sonho”, concluiu.

A cerimônia de entrega das 35 casas em São João do Triunfo contou com a presença do prefeito, Abimael do Vale; o deputado federal Toninho Wandcheer; e equipe técnica do Escritório Regional da Cohapar de União da Vitória.