Cohapar se destaca entre as maiores empresas do Paraná e do Sul do país

A Companhia de Habitação do Paraná recebeu destaque no ranking 500 Maiores do Sul – Grandes & Líderes, feito anualmente pelo Grupo Amanhã com a parceria técnica da PwC Brasil. Na classificação, a Cohapar ocupa a 88ª posição entre as maiores empresas do Estado e o 232º lugar entre as 500 maiores do Sul, no segmento da construção e do mercado imobiliário.
Produzido há 35 anos, o 500 Maiores do Sul se tornou o mais importante ranking regional de empresas do país. Além de mostrar um panorama completo da região, o ranqueamento gera valor e relevância para o ambiente de negócios. O levantamento aponta as 500 organizações que mais impulsionam a economia da região Sul e as 100 maiores de cada estado (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Para a elaboração, o estudo contempla balanços financeiros e Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE) das empresas participantes. Os dados são referentes ao exercício de 2024 e publicados ao longo do primeiro semestre de 2025. Posteriormente, o Grupo Amanhã e a PwC Brasil consolidam as informações utilizando um indicador exclusivo, chamado Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que reflete o tamanho e o desempenho das organizações a partir de três números-chave: patrimônio líquido, receita líquida e lucro (ou prejuízo) líquido.
Para o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange, o resultado evidencia a política habitacional consistente desenvolvida pelo Governo do Paraná. Desde sua criação, em 2019, o programa Casa Fácil já beneficiou mais de 118 mil famílias em suas diversas modalidades de atuação e conta com um expressivo investimento do tesouro do Estado, cuja soma ultrapassa a marca de R$ 1,4 bilhão.
“Esse reconhecimento é fruto do empenho da nossa equipe e do total apoio do Governo do Estado, que fez da habitação uma prioridade. A Cohapar transformou uma política pública em resultados concretos, pois torna realidade o sonho da casa própria de milhares de famílias, garantindo dignidade e segurança a elas, além de impulsionar a construção civil e gerar emprego e renda em todo o Paraná. Isso é motivo de grande orgulho para todos nós”, destacou.
EXEMPLO PARA O BRASIL – O modelo paranaense tem sido referência em todo o país, já sendo replicado em 23 entes da federação, e acumula seguidos prêmios em nível nacional pelos seus projetos habitacionais voltados à Habitação de Interesse Social e ao enfrentamento dos problemas históricos de irregularidade e risco.
Na última semana, o Casa Fácil recebeu mais um reconhecimento com a premiação Selo de Mérito, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). A modalidade contemplada foi a Valor de Entrada – Terceira Idade, iniciativa pioneira no Brasil que garante subsídios de R$ 80 mil para que pessoas com idade entre 60 e 70 anos consigam financiar imóveis junto à Caixa Econômica Federal.