Governo do Estado lança campanha para destinar parte do imposto de renda aos cuidados de pessoas idosas

Pessoas físicas ou jurídicas agora poderão destinar parte do seu imposto de renda para ajudar a promover programas e ações de cuidados às pessoas idosas. O Governo do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, lançaram nesta semana a campanha Imposto Destinado, Pessoa Idosa Cuidada. Por meio da iniciativa, pessoas físicas podem dedicar até 6% do imposto devido, enquanto pessoas jurídicas destinam 1% tributado pelo lucro real.
As doações são direcionadas ao desenvolvimento de políticas, programas e ações de promoção, proteção e defesa dos direitos da Pessoa Idosa. O intuito é garantir mais qualidade de vida ao público idoso, incentivar o envelhecimento ativo e saudável, bem como proporcionar inclusão digital, atividades turísticas e recreativas. E os repasses devem ser efetuados ao Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná – FIPAR/PR, por meio de boleto específico emitido ou de depósito na conta do FIPAR/PR.
Para realizar a destinação do seu imposto, basta seguir os passos abaixo:
1. Acesse o site https://www.cedipi.pr.gov.br/FIPAR
2. Preencha o campo CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (para pessoas jurídicas) e clique em CONTINUAR.
3. Preencha os dados solicitados (nome do doador; e-mail; senha; CEP; Estado; Cidade; logradouro; nº) e clique novamente em CONTINUAR.
4. Na página com as modalidades de repasses, selecione FIPAR Estadual para destinar a doação.
5. Preencha o campo com o Valor da Doação, escolha uma Data de Vencimento e clique em Emitir Boleto para gerar a guia de pagamento.
Caso opte por realizar a doação através de depósito em conta corrente, a mesma poderá ser realizada com os dados abaixo:
Titular da conta: Fundo Estadual dos Direitos do Idoso – FIPAR/PR
CNPJ: 14.225.701/0001-33
Banco do Brasil
Agência: 3793-1
Conta Corrente: 11.545-2
O site da FIPAR/PR também disponibiliza links para a emissão e consulta da Declaração de Doação para fins de comprovação.