Moradias populares são entregues de graça a 20 famílias de Guaraniaçu

Guaraniaçu - Entrega de 16 unidades - Parceria Itaipu

Vinte famílias de Guaraniaçu, na região Oeste do Paraná, receberam nesta sexta-feira (12) as chaves de suas novas moradias. Elas foram beneficiadas por um projeto de parceria do Governo do Estado com a Itaipu Binacional e a administração municipal, que recebeu pouco mais de R$ 1 milhão de investimento.

O Residencial Bento Gonçalves é composto por casas de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes cujo tamanho permite ampliações futuras pelos moradores.

Segundo a chefe do escritório regional da Cohapar, Lucilei Marchiori, o objetivo do projeto é promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de alta vulnerabilidade social. “Essa parceria do Governo do Estado com a Itaipu já atendeu 320 famílias apenas na região Oeste. São pessoas cadastradas pelo município, com prioridade para aquelas residentes em áreas de risco já condenadas pela Defesa Civil ou em alto risco social”, disse.

CONTRAPARTIDAS ESTADUAIS – Os aportes dos órgãos envolvidos foram utilizados para subsidiar todo o custo dos imóveis, entregues de graça aos beneficiários. O grupo foi definido pela prefeitura entre pessoas já cadastradas em programas de assistência social do município, com o auxílio da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

O trabalho do Governo do Estado na iniciativa envolveu também assessoria especializada da Cohapar na elaboração dos projetos construtivos, a instalação subsidiada das redes e padrões de energia elétrica pela Copel e a implantação das redes de abastecimento de água e coletora de esgoto pela Sanepar.

À Prefeitura de Guaraniaçu coube a doação da área onde o conjunto foi construído e a realização de obras de infraestrutura no entorno. De acordo com o prefeito Osmário Portela, o município ainda fez, de maneira inédita, a compra de todo o mobiliário básico das 20 unidades.

“Além de toda a infraestrutura e o acabamento que fizemos no conjunto habitacional, nós estamos entregando todas as unidades totalmente mobiliadas, com cama, beliche, sofá-cama, geladeira, fogão. Creio que seja inédito no Brasil”, disse o prefeito.

Guaraniaçu - Entrega de 16 unidades - Parceria Itaipu

SONHO – Uma das famílias beneficiadas foi a da costureira Elie dos Santos, que não esconde a emoção de conquistar uma casa própria aos 30 anos. “A casa que eu moro hoje é péssima, está desabando porque é muito velha”, contou. “Nem em sonho eu imaginava ter uma casa tão boa, porque eu nunca tive essa chance na vida”.

Além de comemorar o presente, Elie também vislumbra um futuro melhor para as duas filhas pequenas que cria sozinha. “Eu vou morar em um lugar mais tranquilo, sossegado e perto do meu trabalho e elas vão ter mais qualidade de vida”, disse.

BALANÇO – O convênio do Governo do Paraná com a Itaipu Binacional envolve a construção de conjuntos habitacionais em 18 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os investimentos somam quase R$ 20 milhões para o atendimento de 365 famílias em situação de vulnerabilidade social ao longo dos últimos três anos.