Na semana do Natal, Governo entrega mais 222 casas e novo condomínio do idoso

Confira o áudio desta notícia

Na semana do Natal, Governo entrega mais 222 casas e novo condomínio do idoso

Mais de 260 paranaenses vão passar o Natal de 2021 de casa nova. O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta segunda-feira (20), no Palácio Iguaçu, a entrega de mais nove empreendimentos habitacionais, em diferentes regiões do Estado. As moradias vão atender pessoas em situação de vulnerabilidade social de oito municípios. São, ao todo, oito conjuntos residenciais e um condomínio do idoso, com investimento de R$ 21 milhões do Governo do Estado.

As casas foram construídas nos municípios de Cafezal do Sul (10 unidades), Fênix (29), Leópolis (20), Lunardelli (28), Nova Aurora (18), Prudentópolis (90) e Sertaneja (27), por meio do programa Nossa Gente. Já o condomínio do idoso (40 unidades) é em Prudentópolis, totalizando 262 lares.

“Esses projetos foram pensados para atender justamente as famílias que mais precisam. Sinto-me feliz e honrado por poder entregar essas chaves, a concretização do sonho de tanta gente. É, sem dúvida, um presente de Natal”, afirmou o governador.

Ratinho Junior lembrou que a habitação popular é uma das prioridades do seu governo e destacou que serão construídas nos próximos meses 30 mil residências como forma de diminuir o déficit habitacional no Estado.

“É o maior programa de moradia em andamento no Brasil. Uma demonstração da força do Paraná, que se preocupa em cuidar das famílias mais humildes, realizando o sonho da casa própria. Além disso, é um aquecimento da economia, porque quando você faz uma casa, você gera emprego”, disse.

SEM CUSTO – As novas casas serão entregues de forma gratuita. Elas fazem parte de um trabalho integrado entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) no âmbito dos programas Casa Fácil e Nossa Gente, com R$ 17 milhões obtidos pelo Estado mediante financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O público-alvo dos projetos é formado por pessoas que residem em condições precárias, ocupações irregulares ou áreas de risco. Os beneficiários são selecionados pelos municípios entre os moradores que já são acompanhados por programas assistenciais do Poder Público.

Com as entregas desta semana autorizadas pelo governador, 509 famílias vulneráveis foram contempladas com novas casas apenas em 2021, com perspectiva de mais 345 unidades a serem entregues no início do próximo ano.

Na semana do Natal, Governo entrega mais 222 casas e novo condomínio do idoso

VIVER MAIS – Além das 90 moradias entregues à população de baixa renda, Ratinho Junior confirmou a finalização do condomínio do idoso de Prudentópolis, na Região Centro-Sul. Essa é a terceira unidade do empreendimento exclusivo para a terceira idade a ficar pronto no Estado – os conjuntos de Jaguariaíva e Foz do Iguaçu já estão em funcionamento.

O Residencial Alberto Roth foi construído em uma área doada pela prefeitura do município e têm 40 casas adaptadas para idosos sozinhos ou em casal. Além das especificidades arquitetônicas dos imóveis, o empreendimento conta com um sistema de segurança 24 horas e uma série de espaços de uso comum que estimulam a convivência e o bem-estar dos moradores. O investimento do Estado foi de R$ 4 milhões.

Entre as opções disponíveis, os idosos poderão utilizar academia ao livre, horta comunitária, salão de festas, biblioteca, sala de informática e quiosques de jogos, além de um ambulatório onde receberão periodicamente a visita de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do município. Educadores físicos e assistentes sociais completam o pacote de acompanhamento profissional destinado aos moradores, que pagam apenas R$ 165 por mês de aluguel para manutenção da estrutura, que possui caráter permanente de atendimento à população local.

Confira os empreendimentos que serão entregues nesta semana pelo Governo do Estado:

Prudentópolis
Entrega de 90 casas para famílias carentes
Investimento: R$ 7,3 milhões

Prudentópolis 2
Entrega do condomínio para idosos
Investimento: R$ 4 milhões

Fênix