Obras de casas populares avançam no Norte do Paraná
Técnicos da Cohapar estiveram nesta quarta-feira (4) nos canteiros de obras de construção de conjuntos habitacionais em Leópolis e Sertaneja, na região Norte do Paraná. Eles acompanharam a evolução da construção das casas populares nos municípios, que deverão ser entregues à população entre o fim de 2019 e o início de 2020.
As obras mais avançadas estão em Leópolis, onde o cronograma de construção das 50 moradias chegou a 85% de conclusão. O projeto tem investimentos que superam R$ 3,3 milhões em recursos liberados pelo Governo Federal por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
As contrapartidas do Governo do Estado incluem a assessoria técnica da Cohapar e parcerias da Sanepar (apenas em Leópolis) e Copel para a instalação subsidiada das redes de energia elétrica, água e esgoto dos residenciais.
A expectativa, segundo o coordenador regional da Cohapar Michael Faleiros, é de que as famílias previamente selecionadas pela União para receberem as casas se mudem ainda este ano. “São pessoas carentes, que vivem em condições precárias, áreas impróprias ou pagam aluguel e que terão subsídios do poder público que chegam a 90% do valor das unidades”, explica o coordenador.
Em Sertaneja, cerca de 65% dos trabalhos foram executados até o momento. Os 42 imóveis do empreendimento são financiados pela Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e serão comercializados com famílias que foram escolhidas a partir do cadastro de pretendentes da Cohapar. Os investimentos chegam a R$ 2,9 milhões.
COMO PARTICIPAR – Quem deseja participar de futuros processos seletivos de casas populares coordenados pela Cohapar deve se inscrever no site xoops.celepar.parana/migracao/ccivil_cohapar/cadastro. Nele, os interessados podem conferir o número de famílias cadastradas em cada município e se habilitar a participar da seleção dos projetos.
O cadastro possui validade de dois anos, por isso é importante que mesmo aqueles que já fizeram inscrições anteriores na Cohapar verifiquem a situação cadastral e atualizem os dados caso seja necessário.