"Obras significam recorde de casas entregues em um único dia em Loanda”, comemora prefeito Zé Maria

As 103 moradias entregues na terça-feira (23) em Loanda representam um recorde para o município do Extremo-Noroeste do Paraná. Na solenidade de entrega, o prefeito José Maria Fernandes, o Zé Maria, comemorou e agradeceu a parceria com o governo do Estado. As casas fazem parte do programa habitacional Casa Fácil Paraná, da Companhia de Habitação do ParanáCohapar. Ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o prefeito disse que muitas pessoas que trabalham em Loanda precisam morar em outras cidades, e que os projetos em parceria com o Governo do Estado vão ajudar essas pessoas a ficarem mais próximas de seus empregos. “Temos funcionários públicos e das empresas de Loanda que moram em outras cidades, porque não acham casas para morar ou alugar aqui, e isso logo deve mudar”, contou. Além disso, para poder resolver o déficit de moradias, Zé Maria revelou ao Diário do Noroeste que existe um terreno, de propriedade do município, que comportaria a construção de 940 moradias. Também afirmou que a prefeitura está em busca de mais terrenos. A ideia é construir o maior número de casas possível para as pessoas que precisam. “Vamos em busca de mais casas, pois a necessidade de Loanda é muito grande”, prometeu. “Temos muitas moradias sendo construídas e a possibilidade de expandir, com vários terrenos com capacidade para fazer 1,7 mil casas, tanto neste local que inauguramos hoje [terça-feira], que já está ganhando novas moradias, além de outros projetos no município”, finalizou o prefeito. GOVERNADOR - Ratinho Junior destacou que o Casa Fácil é o maior programa habitacional do Brasil, atendendo mais de 30 mil pessoas na primeira fase, com a previsão de construir mais 40 mil moradias na segunda etapa, que inicia neste ano. “Essas 102 famílias aqui de Loanda, que agora têm um imóvel para chamar de seu e para deixar para os seus filhos, são o exemplo do sucesso desse programa”, afirmou o governador. Na solenidade, o governador também recebeu o título de Cidadão Honorário de Loanda. “É uma cidade que vem crescendo muito, que é polo para essa parte da região. Esse crescimento é baseado nos setores do turismo, agronegócio, serviços e indústria”, concluiu. MAIS INVESTIMENTOS - Além das 103 moradias entregues no Residencial Esplanada, ainda existe a previsão da inauguração de outras 131, totalizando 234 unidades habitacionais. “O município tem sido muito parceiro, temos ainda muitos terrenos para expandir as moradias e já temos cerca de 570 unidades sendo construídas ou já contratadas, e nos próximos 30 dias teremos a abertura da licitação de um condomínio do idoso para Loanda”, explicou o presidente da Cohapar, Jorge Lange. PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi, Soldado Adriano José e Maria Victoria; o vice- -prefeito de Loanda, Antônio Gil; autoridades e prefeitos da região.