Parceria entre governo federal, Estado e município viabiliza 183 casas a famílias de Santa Mariana

Confira o áudio desta notícia

O governo federal entregou nesta segunda-feira (08) as chaves de 183 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida a famílias em condição de vulnerabilidade social de Santa Mariana, na região Norte do Paraná. Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Santa Mariana e da Caixa Econômica Federal participaram do evento.

O empreendimento, inaugurado com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, contou com a parceria da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e de um convênio com a Sanepar para a aquisição dos materiais utilizados nas redes de água e esgoto do residencial, o que ajudou a viabilizar a obra e isentar estes custos aos novos proprietários.

Batizado de Residencial Professora Silvana Souza Uzae Souza, o empreendimento recebeu R$ 11,7 milhões de investimento através do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), focado em pessoas que pagam aluguel ou residem em imóveis em condição irregular. Os terrenos para a construção das moradias foram doados pela Prefeitura de Santa Mariana, que também realizou obras de terraplanagem no local como contrapartida para a contratação do projeto.

Segundo o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que participou da entrega das chaves, o Governo do Estado está sempre à disposição da União para o firmamento de parcerias que beneficiem a população paranaense. “A política pública do Paraná é focada na qualidade de vida das pessoas. O Estado está aberto para ajudar no que for possível para receber mais recursos que melhorem as condições das pessoas, gerem emprego e ajudem os municípios a se desenvolverem”, afirmou.

“A Secretaria das Cidades têm diversos programas e ações consolidados e está apta a receber apoio e recursos do governo federal, provando que o Paraná está aberto ao diálogo”, acrescentou Pimentel.

De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o órgão estadual tem contribuído com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades nas discussões em torno da regulamentação do novo Minha Casa, Minha Vida. “Já estivemos em Brasília três vezes neste ano conversando com o ministro das Cidades, Jader Filho, e também com a Caixa, que é uma grande parceria do Governo do Estado, para que os programas habitacionais possam continuar acontecendo no Paraná”, disse.

“Vamos construir mais 60 casas aqui em Santa Mariana financiadas pela Caixa Econômica em que o Governo do Estado entrará como parceiro, custeando o valor de entrada dos imóveis através do programa Casa Fácil Paraná”, concluiu Lange.

PRESENÇAS – Também participaram da entrega o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o prefeito de Santa Mariana, José Marcelo Piovan Guimarães; os deputados federais Pedro Lupion, Aliel Machado e Gleisi Hoffmann; e os deputados estaduais Tiago Amaral e Arilson Chiorato.