Por meio do Casa Fácil, 38 famílias de Missal conquistam a sonhada casa própria

No último sábado (09), os esforços da Cohapar, Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal e iniciativa privada resultaram na entrega de 38 residências aos novos mutuários do Loteamento Esperança, em Missal, região oeste do Estado. A obra, que recebeu mais de R$ 3,8 milhões em investimentos, reforça o compromisso do governo estadual com a habitação de interesse social.

Por meio do Casa Fácil, os beneficiários receberam R$ 15 mil de subsídio cada um, o qual foi utilizado para ajudar no custeio do valor de entrada dos imóveis, totalizando um aporte direto de R$ 570 mil por parte do Governo do Paraná. O trabalho do Estado envolveu, ainda, a assistência técnica da Companhia de Habitação do Paraná, responsável pelo cadastro e orientação dos interessados, além da liberação dos recursos após comprovação documental e aprovação de crédito da Caixa.

Além do auxílio estadual, os proponentes puderam contar com descontos variáveis, de acordo com a renda, através do programa federal Minha Casa, Minha Vida. O financiamento pode ser feito em até 360 meses e as prestações variam entre R$ 440 à R$ 850, valor abaixo da média de aluguel praticado no município. As casas do loteamento tem padrão arquitetônico único, com 41,25m³, divididos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro social e o tamanho dos terrenos possibilita futuras ampliações pelos novos proprietários.

Na oportunidade, o prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, comemorou a conclusão do empreendimento e reforçou a importância da casa própria na vida dos cidadãos. “É uma satisfação finalizar mais essa etapa, que é a realização do sonho das pessoas”, enfatizou Ferrari. A entrega ocorreu na sede dos Mateadores e contou ainda com a presença do vice-prefeito, Eugenio Schwendler; do presidente da Câmara, vereadores e equipe da Secretaria de Assistência Social do município.

CASA FÁCIL – Para ter acesso ao recurso estadual, que é destinado às famílias com renda de até três salários mínimos, os mutuários precisam estar cadastrados e com inscrição atualizada no site da Companhia de Habitação do Paraná, bem como comprovar que não possuem outro imóvel e nem foram beneficiados por outros programas habitacionais do Poder Público anteriormente. A aprovação do benefício está sujeita à negociação das condições de compra com a construtora responsável pela obra e à aprovação de crédito junto a Caixa Econômica Federal.