Prefeitura de Curitiba entrega 448 apartamentos populares no Tatuquara

O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou na manhã deste sábado (30/9) da entrega de 448 apartamentos do Residencial Chácara Primavera, no bairro Campo do Santana, na Regional Tatuquara. O empreendimento é fruto de uma parceria da iniciativa privada com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Caixa Econômica Federal.
A Prefeitura de Curitiba, por meio da Cohab, teve um papel fundamental na viabilização das 448 moradias do conjunto Chácara Primavera. A obra foi realizada pela Construtora Tenda, a partir de uma parceria assinada com a Cohab Curitiba. Parceria esta que contribuiu significativamente para a ampliação no número de unidades construídas e também na redução dos valores cobrados do comprador final.
“De acordo com o zoneamento da região, neste terreno seria possível a construção de pouco menos de 300 unidades. Todavia, ao estabelecer contrato com a Cohab, a obra passa a ser de interesse social e recebe a permissão para um maior adensamento das unidades. O resultado foi um acréscimo de 50% no número de moradias, sem a cobrança de potencial construtivo”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Além do grande benefício urbanístico, ao assinar parceria com a Cohab, a construtora recebe também incentivos fiscais, como a isenção de ITBI para a transferência da área, isenção de IPTU durante o período de obras e isenção de ISS da execução da obra.
Além de Pimentel e Lupion, estiveram presentes no evento o presidente da Cohapar, Jorge Lange, representando o governador Ratinho Júnior; o superintendente de Habitação da Caixa Econômica, João Gilberto; o administrador Regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz; o diretor de negócios da construtora Tenda, Weliton Costa; o gerente da Tenda, Alex Tannouri; e o vereador Mauro Bobato.
Primeiro Imóvel
Todas as vantagens asseguradas pela Cohab têm como consequência valores finais mais acessíveis para os compradores dos imóveis populares. Segundo Weliton Costa, da Tenda, 98% dos contemplados no Chácara Primavera adquiriram o primeiro imóvel.
A jovem Caroline de Freitas, 25 anos, teve seu apartamento visitado pelas autoridades presentes no evento. Inscrita na Cohab há poucos meses, ela já foi contemplada com seu primeiro imóvel próprio.
“Atualmente eu moro com a minha mãe, mas pretendo me mudar logo para cá. É uma sensação única, de independência. Fui muito bem atendida na Cohab e hoje estou realizando um sonho. Felicidade que até difícil de explicar”, disse.
Outro jovem inscrito na fila da Cohab estava duplamente feliz. Pedro Machado, 23 anos, se formou em Letras na sexta-feira (29/9) e no dia seguinte recebeu a chave de seu primeiro apartamento.
“É gratificante, ver que aproveitei o tempo em que estive com meus pais para me organizar financeiramente. Sensação de responsabilidade vem junto com essa conquista. E também de que alguém lá em cima olha por mim”, disse, emocionado.
Prestação menor que aluguel
Gislaine Holik, 38 anos, trabalha como caixa em um posto de combustíveis e mora com o filho Kaiky, de 12 anos, em um apartamento alugado no Fazendinha, onde paga R$ 900 por mês.
Inscrita na Cohab há mais de 10 anos, ela já havia sido convocada outras vezes, porém não estava em condições de dar continuidade na contratação. Agora, todo esforço foi recompensado e logo estará em seu novo apartamento próprio, onde pagará prestação de R$ 580.
“É muita alegria, é o trabalho de uma vida dando resultado. O dinheiro que vou conseguir economizar por a parcela ser menor que o aluguel, eu vou investir em mobília, para deixar o nosso cantinho com a nossa cara. Estou muito feliz e muito agradecida”, ressaltou.

Veja matéria completa aqui: