Programa habitacional do Governo prevê 45 mil novas moradias populares nos próximos anos

Confira o áudio desta notícia

O Casa Fácil Paraná, considerado o maior programa de habitação popular em vigência do Brasil, deverá ser ampliado nos próximos quatro anos. A expansão foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante o evento Governo 5.0, que reuniu em Foz do Iguaçu, de quarta até esta sexta-feira (18) prefeitos dos 399 municípios do Paraná.

“O Paraná tem o maior programa habitacional do Brasil, por meio do qual estamos fazendo 35 mil casas, em parceria com a União. Agora, pretendemos fazer mais 45 mil unidades habitacionais, ampliando o atendimento à população que busca uma casa própria e gerando milhares de empregos no setor da construção civil”, afirmou Ratinho Junior. 

No evento em Foz do Iguaçu, os representantes dos municípios puderam visitar o estande da Cohapar para discutir questões relacionadas aos projetos habitacionais. Pelo programa Casa Fácil, as ações nesta área envolvem a construção de casas populares, condomínios para idosos, projetos de regularização fundiária e a concessão de subsídios financeiros para a entrada na compra de imóvel.

Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a estratégia é dar continuidade ao que vem sendo feito, porém introduzindo ajustes para dar mais eficiência e agilidade aos projetos.

“Vamos manter o programa Casa Fácil e todas as suas modalidades, rever alguns valores que são aplicados e buscar fortalecer as parcerias com os municípios e a iniciativa privada para aumentarmos os nossos resultados”, disse.

O programa foi elevado à política habitacional permanente, através da nova lei estadual 20.394/2020. Com o Casa Fácil, o Paraná obteve a maior parceria vigente com o Governo Federal no setor de habitação de interesse social, conforme destacou o governador, na abertura do evento.

Na avaliação do presidente da Cohapar o evento foi importante para reforçar o diálogo com os municípios e buscar soluções que atendam as necessidades específicas de cada localidade. “Foi um evento muito importante, de grande abrangência, que nos deu oportunidade de ter contato direto com os prefeitos para tratar de assuntos de interesse dos municípios, ouvir demandas e dar início a tratativas que devem se transformar em futuros projetos habitacionais para a população”, afirmou Lange.

GOVERNO 5.0 – Com o tema Sustentabilidade a Serviço da População, o evento Governo 5.0 reuniu prefeitos, deputados, secretários municiais e estaduais, técnicos e especialistas dos 399 municípios. O encontro foi promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com apoio do Governo do Estado.  

GALERIA DE IMAGENS