TNO - Casas do programa Vida Nova serão entregues em breve em Jandaia do Sul

Em algumas semanas, Jandaia do Sul deve dar início a um dos maiores projetos de revitalização de fundo de vale, uma área conhecida hoje como a Favela do Marumbizinho. É uma área próxima ao centro da cidade, onde estão as nascentes que compõem o rio que abastece a cidade.

A transformação da área em um equipamento público vai começar pela remoção das 75 famílias que ocupam o local há décadas. Há relatos de famílias que estão na área desde os anos de 1960. Elas vão ganhar casas novas, que estão sendo construídas nas imediações da antiga estação ferroviária da cidade, que também integra um amplo projeto de revitalização, cujo processo licitatório deve ser aberto até o final de setembro de 2022.

O desfavelamento é um projeto piloto no Paraná, dentro do programa Vida Nova, do Governo do Estado, executado pela Cohapar e que envolve outros 16 órgãos públicos. Basicamente, o programa anunciado pelo governo ainda no final de 2019 – e que teve o cronograma prejudicado com os atrasos decorrentes da Covid19 – pretendia a construção de casas para mais de 80 mil famílias que, na época, estavam instaladas em quase mil assentamentos urbanos precários em todo o Paraná.

Leia a matéria completa no site.