Bandnews FM Curitiba - Mais de 20 condomínios para idosos serão inaugurados no Paraná

21/06/2022
O Paraná pretende inaugurar, nos próximos meses, 21 condomínios exclusivos para idosos, com 840 novas moradias. As construções fazem parte do programa Viver Mais, que começou em 2019 e já recebeu R$ 52 milhões do tesouro estadual, para melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas com mais de 60 anos no Estado.
Os critérios para participação nos projetos incluem ter renda familiar de até seis salários mínimos e não possuir casa própria. O processo de avaliação, feito pela Cohapar, também prioriza pessoas que residem em condições de risco, pessoas com deficiência ou beneficiários de programas assistenciais do poder público.
O governador Ratinho Junior, comenta que os projetos foram pensados para suprir as necessidades de uma parcela cada vez maior da população.
O projeto sempre segue o mesmo modelo. São 40 casas adaptadas para idosos sozinhos ou em casal, além de espaços destinados à prática de atividades físicas e de lazer, levando ainda em conta aspectos de sustentabilidade ambiental, como sistemas de captação de energia solar.
A cidade de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, recebeu o projeto-piloto, entregue ainda em 2019. Entre os moradores, está a Benedita Ribeiro Lopes, de 68 anos, que antes morava em um local com uma estrutura precária.
Em 2021, o segundo condomínio foi entregue em Foz do Iguaçu, no oeste. A entrega mais recente aconteceu em Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná. O público selecionado pode residir nas casas por tempo indeterminado com o pagamento de um aluguel social inicial de 15% de um salário mínimo, que atualmente equivale a R$ 181.
O Viver Mais Paraná recebeu em 2021 o Selo de Mérito, uma premiação organizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação que reconhece as melhores práticas do poder público para o setor.