Casas populares são entregues a 21 famílias de Coronel Vivida, no Sudoeste

27/11/2020
Representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Coronel Vivida entregaram nesta sexta-feira as chaves de 21 casas a famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social na cidade. Com a conclusão do empreendimento, chega a 78 o número de moradias populares entregues na região Sudoeste do Paraná apenas nesta semana. Além de Coronel Vivida, famílias de Marmeleiro e Salgado Filho já haviam sido contempladas. Os projetos somam investimentos de 5 milhões e 100 mil reais em recursos financiados pelo governo estadual junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. O empréstimo internacional foi utilizado para subsidiar os custos das obras e permitir o acesso de pessoas com baixa renda à casa própria. Os proprietários também não precisaram pagar pelos terrenos, que foram doados pelos municípios. Também não tiveram que desembolsar qualquer quantia para os serviços de ligação de luz, água e esgoto, feitos gratuitamente graças à participação da Copel e Sanepar nos projetos. Segundo a chefe do escritório regional da Cohapar, Tânia Bernardon, a companhia tem participação ativa durante todo o projeto para garantir a qualidade dos empreendimentos.// SONORA TÂNIA BERNARDON.// Localizado próximo ao fórum municipal, o conjunto conta com unidades de 38 a 49 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. O prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, disse que o projeto era muito aguardado pela comunidade beneficiada.// SONORA FRANK SCHIAVINI.// Eloina Silva, de 27 anos, buscava ter melhores condições de moradia há anos, mas a questão financeira sempre foi um empecilho.// SONORA ELOINA SILVA.// Os imóveis estão instalados em lotes com tamanho que permite que os proprietários realizem ampliações futuras, algo também já previsto nos projetos arquitetônicos. (Repórter: Amanda Laynes)