Cem famílias de Lupionópolis, no Norte do Paraná, realizam sonho da casa própria

22/07/2020
Representantes do Governo do Estado, Governo Federal e da Prefeitura de Lupionópolis entregaram nesta terça-feira as chaves de 100 novas casas populares a famílias do município, na região Norte do Paraná. A construção do Conjunto Habitacional Afonso Merissi recebeu um investimento de 6 milhões e 600 mil reais em recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, utilizado para subsidiar até 90% do custo das moradias. O Residencial está localizado na Rua Acre, que dá acesso ao Centro da cidade. As casas são avaliadas em 66 mil e 500 reais por unidade. Os novos moradores pagarão prestações no valor de 5% da renda bruta mensal, que equivale a parcelas de 80 a 270 reais ao mês, durante 10 anos. O prefeito de Lupionópolis, José Antônio Gerônimo, afirmou que o projeto era um pedido antigo da população. // SONORA JOSÉ ANTÔNIO GERÔNIMO // Foram atendidas famílias com renda mensal de até 1.800 reais, com prioridade para pessoas em maior grau de vulnerabilidade social. Segundo o coordenador regional da Cohapar em Londrina, Fábio Henrique da Silva, a entrega das chaves aconteceu com medidas preventivas contra a Covid-19, determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde. // SONORA FÁBIO SILVA // A dona de casa Magda da Costa, de 33 anos, pagava 450 reais de aluguel por mês para morar com os dois filhos. A partir de agora, ela pagará 80 reais por mês de parcela pela casa própria. Ela diz que vai organizar o orçamento para deixar a casa nova com a cara da família. // SONORA MAGDA DA COSTA // O projeto faz do programa Minha Casa Minha Vida e contou com a assessoria técnica da Cohapar, além de parcerias da Copel e Sanepar para a instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto sem custo aos moradores. A Prefeitura de Lupionópolis contribuiu com a doação dos terrenos. (Repórter: Rodrigo Arend)