Construção de casas para famílias em vulnerabilidade avança no Vale do Ivaí

29/04/2021
As obras de construção de casas populares para famílias em situação de vulnerabilidade de Marumbi e Lunardelli, cidades da região do Vale do Ivaí, aproximam-se de 50%. Os projetos contemplam a construção de 78 novas moradias nos dois municípios, em um projeto de 5 milhões e 300 mil reais viabilizados pelo Governo do Paraná junto ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em vistoria técnica realizada pela equipe de engenharia da Cohapar, foi atestado que o conjunto habitacional de Marumbi, com 50 imóveis, está com 42% de conclusão. Em Lunardelli, cidade vizinha, o cronograma de execução do empreendimento se aproxima da metade. De acordo com a chefe do escritório regional da Cohapar, Elisângela Araújo, na obra de Lunardelli, houve um avanço de 12% a mais que na medição anterior, chegando a quase 50% de conclusão. // SONORA ELISÂNGELA ARAÚJO. // Segundo o prefeito de Marumbi, Adhemar Rejane, o empreendimento contribui com o crescimento socioeconômico da cidade. // SONORA ADHEMAR REJANE.// As unidades habitacionais são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos padrão de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência, conforme prevê a cota de atendimento do programa. Para o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, é necessário atender as famílias que vivem em situações precárias. //SONORA REINALDO GROLA. // Os projetos fazem parte do programa estadual de habitação, Casa Fácil, em parceria com o programa Nossa Gente, coordenado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e que atende famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado. Até o momento, as ações habitacionais ligadas ao Nossa Gente resultaram na entrega de 598 moradias sem custos aos beneficiários. Outras 778 unidades ainda estão em construção em 14 municípios, com um total de 104 milhões de reais investidos. (Repórter: Marcelo Galliano)