Em Centenário do Sul, governador entrega casas populares e libera 3 milhões e 150 mil em recursos

16/08/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta sexta-feira as chaves de 30 novas moradias a famílias de Centenário do Sul. Com um investimento de um milhão e 800 mil reais do Governo do Estado, as unidades são repassadas gratuitamente a pessoas que vivem em condições precárias na cidade, na região Norte do Paraná. O governador enfatizou a felicidade que é entregar essas moradias. // SONORA RATINHO JUNIOR // O projeto foi elaborado pela Cohapar, responsável também pela fiscalização da obra e liberação dos recursos à construtora, contratada por licitação pelo critério de menor preço. A participação estadual teve ainda a articulação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho na obtenção dos recursos por um financiamento internacional do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de serviços de infraestrutura da Copel e Sanepar sem custo aos moradores. O Conjunto Habitacional Ibicatu possui casas com plantas padrão de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Ana Paula Vieira Dias de Souza é uma das beneficiadas pelo programa. Dona de casa, ela, o marido e os dois filhos deixam de morar no terreno da sogra. Para ela, é o início de uma vida nova. // SONORA ANA PAULA VIEIRA DIAS DE SOUZA // Já Vera Lucia dos Santos é vendedora de verduras e vive de aluguel há cinco anos. Ela se muda com o filho João Vitor, estudante de 18 anos, e comemora o novo lar. // SONORA VERA LUCIA DOS SANTOS // A área onde o conjunto habitacional foi construído foi doada pela prefeitura de Centenário do Sul. A administração municipal também fez obras de drenagem e construção de galeria de águas pluviais. O prefeito Junior Tavian ressaltou a localização da área escolhida para o conjunto. // SONORA JUNIOR TAVIAN // Os beneficiários foram escolhidos entre pessoas que já são acompanhadas por programas assistenciais do município e do Governo do Estado pelo Nossa Gente Paraná. O governador também assinou a liberação de três milhões e 150 mil reais para o município. Os recursos, viabilizados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, são destinados ao investimento na área industrial e na compra de maquinário. A cidade possui cerca de 13 mil habitantes, no Vale do Paranapanema. A principal atividade é a agropecuária, com predomínio do cultivo de cana-de-açúcar e da pecuária de corte. (Repórter: Gustavo Vaz)