Famílias de Flórida recebem 32 casas concedidas gratuitamente pelo Governo do Estado

12/08/2021
Trinta e duas famílias que viviam em condições precárias ou pagavam aluguel na cidade de Flórida, no Noroeste do Paraná, realizaram nesta quinta-feira o sonho da casa própria. Elas receberam as chaves das novas moradias das mãos do governador Carlos Massa Ratinho Junior e não precisam pagar nada por elas. O repasse foi possível graças ao aporte de aproximadamente dois milhões e 200 mil reais do Governo do Estado em um financiamento obtido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho junto ao BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O governador afirmou que o Paraná tem o maior programa de moradias do Brasil. // SONORA RATINHO JUNIOR // As casas do Conjunto Habitacional José Andretto possuem plantas padrão de 32 metros quadrados e modelos de 49 metros quadrados adaptados para pessoas com deficiência. O público atendido é formado por famílias que vivem com renda mensal de até dois salários mínimos. Uma das famílias contempladas é a de Tais Regina da Silveira. Ela é diarista e, recentemente, abriu uma lanchonete na cidade. Ela conta que, com a casa própria, pode deixar de pagar aluguel e investir dinheiro no negócio dela. // SONORA TAÍS REGINA DA SILVEIRA // O projeto foi elaborado pela Cohapar, que também fiscalizou a execução das obras. Copel e Sanepar também participaram do trabalho integrado com a instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto do residencial sem custo aos moradores. Jorge Lange, presidente da Cohapar, reforçou que as casas são doadas para as pessoas. // SONORA JORGE LANGE // Para a prefeitura de Flórida, coube a doação da área, a realização de obras de drenagem e instalação de galerias de águas pluviais e o acompanhamento social das famílias durante o processo de construção do empreendimento. Segundo estimativa do IBGE para 2019, Flórida tem 2.689 habitantes, um dos menores municípios do Estado. O evento também contou com a assinatura da liberação de três milhões e 950 mil reais em investimentos através do Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. O secretário da pasta, João Carlos Ortega, explicou para o que o valor é destinado. // SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA // Com a entrega de casas em Flórida, 22 municípios já receberam empreendimentos do programa Nossa Gente, com 598 moradias entregues de graça à população. (Repórter: Gustavo Vaz)