Famílias de Medianeira são realocadas de assentamentos precários para novas casas

18/11/2021
Representantes da Cohapar, Itaipu e da Prefeitura de Medianeira entregaram nesta quinta-feira, as chaves de 20 casas populares a famílias da cidade, na região Oeste do Paraná. O grupo beneficiado é formado por pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social residentes em áreas de risco ou condições precárias e que, por causa dos investimentos dos órgãos envolvidos, receberam os imóveis gratuitamente. O Residencial Itaipu Medianeira recebeu aproximadamente um milhão e 100 mil reais de investimento da empresa que administra a Usina Hidrelétrica. Segundo a chefe do escritório regional da Cohapar, Lucilei Marchiori, o Governo do Estado contribuiu com contrapartidas de assessoramento e infraestrutura. //SONORA LUCILEI MARCHIORI// A área do conjunto habitacional foi doada pela administração municipal, que também executou obras de infraestrutura no entorno para viabilização do empreendimento. Segundo o prefeito de Medianeira, Antonio Benjamin, o objetivo do projeto é resgatar a dignidade das famílias beneficiadas, cuja maioria trabalha na coleta de material reciclável na cidade. //SONORA ANTONIO BENJAMIN// Para Benjamin, a entrega é uma soma de esforços do Governo do Estado com o município e a Itaipu Binacional, e a intenção é ampliar o atendimento com mais moradias. //SONORA ANTONIO BENJAMIN// A dona de casa Nidia da Silva, de 54 anos, não esconde a emoção com a mudança para o novo lar, onde vai morar com a mãe, já idosa, e o irmão, que possui deficiência intelectual, dos quais cuida sozinha. Nidia falou que mudar para uma casa nova é a realização do sonho de sua mãe. //SONORA NIDIA DA SILVA// Além de Medianeira, outros 17 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná são beneficiados pelo convênio do Governo do Paraná com a Itaipu Binacional. Os projetos receberam 20 milhões de reais para a construção de 365 casas nos últimos três anos. (Repórter: Flávio Rehme)