Governo entrega 119 casas populares para ajudar famílias de Cantagalo

18/11/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira o Residencial Vila Chemin, em Cantagalo. O empreendimento é o novo lar de 119 famílias da cidade, na região Centro-Sul do Paraná, que viviam em situação de risco ou em condições precárias. Os novos moradores receberam as chaves da casa própria de graça por meio dos programas estaduais Casa Fácil e Nossa Gente. Para o governador, uma casa própria entregue é um sonho sendo realizado. // SONORA RATINHO JUNIOR // Os imóveis do conjunto residencial possuem modelos com 42, 49 e 50 metros quadrados, com unidades adaptadas para pessoas com deficiência conforme cota prevista na política estadual. Todas as unidades têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes que possibilitam futuras ampliações caso os moradores queiram. A iniciativa recebeu R$ 12 milhões e 500 mil do Governo do Estado através de um financiamento junto ao BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O trabalho foi coordenado de forma integrada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Cohapar e a Prefeitura de Cantagalo. O prefeito, João Konjunski, disse que dar dignidade à população do bairro era questão de honra. // SONORA JOÃO KONJUNSKI // Jocelino Jesus dos Santos trabalhou na lavoura durante toda a vida, e morava há mais de 35 anos na região da Vila Chemim, em uma moradia improvisada com lona. Ele conta que a fome foi uma realidade da família, formada pela esposa e quatro filhos. // SONORA JOCELINO JESUS DOS SANTOS // Das 119 casas, 115 foram construídas do zero, enquanto quatro unidades já existentes no local passaram por amplas reformas. Durante a construção, as famílias contempladas receberam um repasse financeiro mensal da Secretaria da Justiça para o aluguel enquanto aguardavam a conclusão das obras. A participação estadual envolveu a Copel e a Sanepar, que fizeram a instalação das redes e padrões de energia elétrica, abastecimento de água e esgoto sem custo aos proprietários. A área foi doada pela Prefeitura de Cantagalo, que fez obras de infraestrutura e a entrega dos títulos de propriedade às famílias, que precisaram firmar um termo se comprometendo a não desocupar ou comercializar os imóveis. Os projetos desenvolvidos pelo programa Nossa Gente já resultaram na entrega de 815 casas a famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade social desde 2019. Outras 637 unidades estão com obras em estágio avançado e devem ser entregues até o fim do ano que vem. O diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Luis Corti, comentou sobre as próximas entregas. // SONORA LUIS CORTI // O governador também anunciou a liberação de R$ 4,1 milhões para Cantagalo, através da secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, para a construção de uma unidade do Meu Campinho, pavimentação asfáltica e aquisição de equipamentos rodoviários. Também foram entregues dois carros para a Secretaria Municipal de Saúde no atendimento domiciliar voltado à estratégia de saúde da família. Os veículos fazem parte de um pacote de 1.211 automóveis adquiridos pelo Governo do Estado, destinados a todos os municípios do Paraná. (Repórter: Gustavo Vaz)